Conecte-se conosco


Saúde

SUMIRAM NA FOLIA: Fiscalização confirma falta de plantonistas e escalas com erros durante Carnaval

Publicado

em

Durante o período de Carnaval, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) conduziu inspeções inesperadas em estabelecimentos de saúde do estado. Estas inspeções ocorreram no sábado (10) e na segunda-feira (12).

Durante as verificações foram observadas escalas de trabalho “conflitantes” e, em alguns casos, a ausência de profissionais de saúde para atender às necessidades da comunidade.

De acordo com o TCE, as inspeções foram desencadeadas após denúncias recebidas pelo órgão a respeito da escassez de profissionais em regime de plantão.

 

No primeiro dia, foram alvo das inspeções:

 

– Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) – Cacoal

 

– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da Zona Sul e Zona Leste – Porto Velho

 

– Pronto-atendimento Ana Adelaide

 

– Pronto-Socorro João Paulo II

 

Segundo o TCE, na UPA da Zona Leste todos os profissionais de saúde estavam presentes, porém em outras unidades foram observadas escalas de trabalho “conflitantes” e, em alguns casos, ausência de profissionais em desacordo com a carga horária estabelecida.

Ademais, foram identificadas condições precárias de infraestrutura em algumas unidades, como o Hospital João Paulo II, onde pacientes aguardavam por leitos em macas nos corredores, utilizando equipamentos improvisados.

 

Na segunda visita, realizada na segunda-feira (12), o TCE retornou ao Pronto-Socorro João Paulo II, Pronto-atendimento Ana Adelaide e UPAs Sul e Leste de Porto Velho. No domingo (11), o TCE também inspecionou o Hospital Municipal e a UPA de Ji-Paraná.

 

Os relatórios das visitas foram encaminhados aos responsáveis pelas unidades, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.

 

Até o momento, não houve manifestação por parte da Prefeitura de Porto Velho ou do Governo do Estado sobre as irregularidades apontadas pelo TCE.

 

Por Rondonia ao Vivo

Foto reprodução

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana