Conecte-se conosco


Geral

Vídeo ‘Arrancou um pedaço da mão’, relata pescador mordido por candiru no rio Madeira

Publicado

em

Seria mais uma pescaria comum, até que João Cordeiro pegou um candiru-açu e uma coisa diferente aconteceu: ele foi mordido. O peixe “arrancou” um pedaço da mão do pescador e o que restou foi muita dor. (veja o momento acima)

“Eu tava pescando aqui no rio Madeira, pegando iscas, quando peguei esse candiru e sempre peguei esse peixe com a mão. Foi quando ele deu essa mordida que arrancou um pedaço da mão”, relembra.

A pescaria aconteceu durante o fim de semana, em Porto Velho. Ao relembrar o episódio, João Cordeiro conta que estranhou o comportamento agressivo do peixe, já que sempre lida com eles e nunca sofreu acidentes semelhantes.

g1 conversou com o pesquisador e especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce, Fernando Dagosta. Ele explica que mordidas de candirus são raras, mas podem acontecer, eventualmente, com quem tem contato com o animal.

É importante entender que existem várias espécies de candirus: alguns deles são “carniceiros” (se alimentam da carne de outros peixes) e os outros são apenas hematófagos (se contentam apenas com o sangue).

“Não é comum pessoas serem mordidas por eles porque poucas pessoas têm a sorte (ou azar) de pescar um. Só quem pescar e tiver contato com ele vai estar mais suscetível”, explica.

O candiru que mordeu João Cordeiro é conhecido como candiru-açu, uma espécie carniceira. Para se alimentar de carne, o peixe tem dentes pequenos e bem afiados.

“Veja como esses animais têm narinas gigantes e olhos pequenos. Ou seja, usam muito mais o olfato do que a visão para caçar alimento”, explica o pesquisador.

As marcas “arredondadas” são comuns em ataques de candirus dessa espécie: o formato da boca do peixe.

O candiru-açu, assim como outros animais carniceiros, também é o responsável por se alimentar de possíveis corpos que por algum motivo caem no rio Madeira.

Veja vídeo clicando no link abaixo

https://g1.globo.com/ro/rondonia/video/pescador-e-mordido-por-candiru-o-peixe-carniceiro-arrancou-um-pedaco-da-mao-12290353.ghtml

DO G1

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana