Conecte-se conosco


Geral

Otan inicia maiores exercícios militares desde Guerra Fria com navio dos EUA que transporta até 400 fuzileiros navais; conheça

Publicado

em

Otan anunciou nesta quarta-feira o início formal de suas maiores manobras militares em décadas, chamadas de “Defensor Fiel 24” (“Steadfast Defender 24”), com a partida do navio militar americano “USS Gunston Hal” de Norfolk, na Virgínia. O exercício está desenhado para simular a resposta da aliança de 31 nações a um ataque de um rival como a Rússia e ocorre em um contexto de tensões internacionais após a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

“A partida do ‘USS Gunston Hal’ marca o primeiro movimento tático” das manobras, que vão durar até maio e das quais participarão cerca de 90 mil soldados da aliança de defesa transatlântica, informou a aliança liderada por Washington.

Participarão cerca de 50 navios de guerra, 80 aviões e mais de 1.100 veículos de combate na missão, uma das maiores manobras da Otan desde o exercício Reforger de 1988, no rescaldo da Guerra Fria.

Conheça o modelo

 

O USS Gunston Hall (LSD 44), quarto navio da classe Whidbey Island, representa a versatilidade da Marinha dos Estados Unidos. Oficialmente incorporado à frota militar americana em 1989, esse navio de desembarque desempenha um papel crucial nas operações anfíbias, oferecendo suporte vital às forças expedicionárias.

O modelo, com seus mais de 185 metros de comprimento e impulsionado por quatro motores a diesel, tem a capacidade de transportar uma quantidade substancial de militares (podendo carregar cerca de 400 fuzileiros navais a bordo) e equipamentos. Sua versatilidade destaca-se na habilidade de realizar operações de desembarque em diferentes ambientes, proporcionando flexibilidade estratégica às Forças Armadas dos EUA.

A embarcação está equipada com a mais recente tecnologia avançada da Marinha americana, incluindo sistemas de comunicação e combate atualizados, guindastes de 20 e 60 toneladas para o carregamento de cargas, instalações de reparo expandidas, duas áreas de pouso para helicópteros, instalações médicas e dentárias completas e um sistema de abastecimento automatizado baseado em computador.

Fonte:O GLOBO

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana