Conecte-se conosco


Geral

Em reunião do Corredor Interoceânico, deputado Ribeiro do Sinpol defende união do parlamento

Publicado

em

O evento tem como objetivo a viabilidade de um sonho, que é ligação via estrada do Brasil com os portos do Peru, por intermédio do Oceano Pacífico.

O deputado estadual Ribeiro do Sinpo (Patriota) presidiu o encontro que aconteceu nesta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa de Rondônia, onde aconteceu a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental. O evento contou com a participação dos parlamentares do Acre, empresários e representantes de governos do Norte e Peru.

O evento tem como objetivo a viabilidade de um sonho, que é ligação via estrada do Brasil com os portos do Peru, por intermédio do Oceano Pacífico.

O deputado Ribeiro, na condição de 2º vice-presidente, representou o deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota) que estava cumprindo agenda em outro Estado. Para o deputado Ribeiro, a união do parlamento federal e estadual se faz necessário para que tão logo, a estrada do Pacífico se torne uma realidade e haja redução de custos no transporte de produtos entre os países.

O vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sergio Gonçalves, palestrou destacando a situação do desenvolvimento do Estado desde 2019, e afirmou que, “esta estrada vai nos dar acesso a novos mercados que vão entrar no radar por meio de oportunidades e exportações, promovendo o encurtamento de distâncias e de custos.

O secretário de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict/AC), Assurbanipal Mesquita, realizou uma breve apresentação e reafirmou que Acre e Rondônia tem a oportunidade de contribuir por meio de uma Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS), possibilitando assim, o encurtamento da logística para a Ásia, permitindo que o setor produtivo seja atraído para a rota de desenvolvimento.

Participando de forma remota, o deputado Alex Redano (Republicanos) se colocou à disposição para somar na pauta. Para a deputada federal, Cristiane Lopes (União Brasil) é essencial o debate e pontuou que, vem atuando na questão da BR-364 e BR-319, assim como a construção da ponte Binacional entre Brasil/Bolívia. “Estamos empenhados e a vontade é de mostrar resultados”, frisou.

A deputada Ieda Chaves (União Brasil) sugeriu a criação de um comitê. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga (PSDB), também defendeu o debate para o fortalecimento e desenvolvimento econômico. O superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Batista, frisou que dois gargalos precisam ser solucionados para que o intercâmbio entre os países possa fluir economicamente. “Temos que criar uma cota para poder resolver o transporte de produtos entre países. Além disso, também temos que ter um fiscal agropecuário contínuo em Assis Brasil (AC) e, se conseguirmos destravar, vamos criar um grupo e resolver para que possamos dobrar nossas exportações”, destacou.

Finalizando o encontro, os parlamentares propuseram a criação de um comitê que seja integrado por membros de cada Assembleia Legislativa, Governos, Secretários além de três membros do setor produtivo de cada estado. Uma visita técnica também foi apresentada para que os parlamentares pudessem conhecer a cidade de Chancay (PER).

Texto: Anderson Nascimento/Assessoria Parlamentar

Foto: Rafael Oliveira/Secom ALE-RO

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana