Conecte-se conosco


Geral

PGR defende que STF rejeite notícia-crime contra Nikolas Ferreira por transfobia

Publicado

em

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a rejeição de uma notícia-crime apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) após um discurso transfóbico do parlamentar no plenário da Câmara, no Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, Nikolas Ferreira afirmou (veja o vídeo abaixo) que “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”. “Hoje me sinto mulher, deputada Nicole”, disse, enquanto usava uma peruca loira.

Na manifestação, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, afirma que o caso em análise se encontra abrangido pela imunidade absoluta dos parlamentares federais, o que afasta, portanto, a hipótese de prática de ilícito penal ou civil.

Nota-se, assim, que, no caso de discurso feito na esfera da casa parlamentar, a incidência da imunidade absoluta não depende do teor do discurso feito. Constata-se, pois, que a manifestação do representado, mesmo que possa ser considerada de mau gosto e/ou com excessos, também está protegida pela imunidade material absoluta, pois proferida na tribuna da Câmara dos Deputados.

LINDÔRA MARIA ARAÚJO, VICE-PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA, NA MANIFESTAÇÃO

A vice-PGR disse também que o STF já fixou em um processo semelhante que o “exagero na utilização do vocábulo não se sobrepõe à imunidade parlamentar no que tem com o objetivo maior o exercício do mandato sem intimidações de qualquer ordem”.

REPRODUÇÃO/TV CÂMARA
POR R7
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana