Conecte-se conosco




Economia

Tira-dúvidas IR 2023: posso colocar minha filha que está em tratamento de câncer como dependente?

Publicado

em

R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o IR 2023. Para participar, basta enviar a pergunta por email — [email protected]. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta: Logo no início da declaração de Identificação do Contribuinte tem a seguinte pergunta: “Um dos declarantes é pessoa com doença grave ou deficiência física ou mental?” Como minha filha, de 26 anos, está em tratamento de câncer, posso continuar a colocá-la como dependente na declaração? Além disso, pago o plano de saúde e a faculdade dela. (José da Silva Filho)

Resposta: Sr. José da Silva Filho, inicialmente lamento pela saúde da sua filha e torcemos pela pronta recuperação dela. Infelizmente, a Receita Federal não aceita manter a sua filha sendo sua dependente, tendo em vista que ela tem mais de 24 anos. Somente poderia continuar sendo sua dependente se o Sr. estivesse na qualidade de tutor ou curador dela, o que não é o caso, tendo em vista que sua filha estuda, ou seja, ela não está enquadrada como “absolutamente incapaz”.

  • ECONOMIA | Do R7

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana