Conecte-se conosco




Tempo

Vem chuva aí: Inmet emite alerta de perigo para 23 estados; veja

Publicado

em

O Inmet emitiu alerta laranja para 23 estados devido as fortes chuvas que acontecerão até o dia 5 de dezembro. Prepare seu guarda-chuva.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão de chuvas fortes em grande parte do país até a próxima segunda-feira, 5 de dezembro. Assim, 23 estados receberam alertas devido o perigo de precipitações mais intensas.

Dessa forma, os alertas são divididos entre vermelhos, nos quais há riscos de alagamentos e deslizamento de encostas, e laranjas, onde pode ocorrer queda de galhos e descargas elétricas. Com isso, o alerta vermelho foi dado aos estados do Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina. Nessas localidades, a previsão é de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

Já os estados que estão em alerta laranja são: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Sergipe, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí, Tocantins. Assim, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/hora ou 50 a 100 mm/dia.

Previsão para as regiões brasileiras

No Centro-Oeste do país, a previsão é de chuva em grande parte do Mato Grosso, Distrito Federal e divisa com Goiás, com chuvas acima de 70 mm. No Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso, pancadas de chuva podem ocorrer devido a uma massa de ar quente e úmida durante a semana.

Já para o Norte, estão previstas chuvas acima de 20 mm em grande parte da região, com ênfase no leste e na área central do Amazonas. Além disso, as chuvas também acontecerão no centro e no sul do Pará e do Tocantins. No norte de Roraima, as chuvas podem ser superiores a 80 mm.

Ademais, o Sudeste contará com um canal de umidade que pode favorecer a incidência de chuvas maiores que 50 mm. No entanto, as chuvas serão mais fortes no sul e nordeste de Minas Gerais, sudeste de São Paulo e no Espírito Santo, com previsão de 80 mm. Já no centro-oeste de Minas Gerais e no oeste de São Paulo, as chuvas serão mais brandas, ficando entre 30 e 70 mm.

Nordeste contará com chuvas fortes no centro-sul da Bahia, além de atingir as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com volumes acima de 80 mm. No Rio Grande do Norte, na Paraíba e na parte central do Ceará, as chuvas serão menores, mas não descartadas.

Por fim, a região Sul contará com grandes acumulados de chuva. Os volumes poderão ultrapassar os 80 mm no leste do Paraná, em Santa Catarina e no sudoeste do Rio Grande do Sul. No restante da região, as chuvas serão mais fracas, com volume entre 20 e 50 mm.

Fonte: editalconcursosbrasil

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana