Conecte-se conosco

Saude

Hemocentro de Cacoal elabora programação para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado

em

Aos Leitores, ler com atenção:
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove ao contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

                                                     

Café da manhã especial, sorteio de brindes, distribuição de camisetas e lembrancinhas fazem parte das ações

Na próxima segunda-feira (14) será celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Cacoal, como forma de agradecer àqueles que doam sangue e incentivar mais pessoas a doarem, o Hemocentro preparou uma programação especial. Entre os dias 14 e 18 de junho, um café da manhã será servido para aqueles que decidirem praticar esse gesto e salvar vidas. Também serão entregues camisetas e lembrancinhas para os doadores. No Dia do Doador, o Hemocentro vai funcionar em horário estendido, das 8h às 17h. Já no restante da semana o período para doação será das 7h15 às 12h.

Além disso, na sexta-feira (18), diversos brindes serão sorteados entre todas as pessoas que tiverem doado sangue ao longo da semana. Os brindes são frutos da doação de empresas e cidadãos cacoalenses que reconhecem a importância da doação, algo essencial para tratamentos e intervenções urgentes e que pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte. O sangue é necessário também para apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

“Com estas ações, queremos aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente da disponibilidade de bolsas de sangue no Hemocentro de Cacoal. É algo que pode ser necessário para salvar vidas quando e onde for preciso”, destaca a enfermeira do Hemocentro, Eline Glaicy Martins de Carvalho.

Ao todo, em Cacoal, há 33.295 doadores cadastrados. Contudo, em 2020, apenas 3.704 doações foram feitas e em 2021 o número de doações realizadas até agora é de 1.277. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, sendo eles hemácias, plaquetas e plasma. Ou seja, uma única doação pode beneficiar e salvar a vida de várias pessoas.

“Pedimos para que as pessoas venham doar sangue e que, se possível, priorizem o agendamento pelo aplicativo “Sangue Amigo”. É uma forma eficaz de evitar aglomeração e, principalmente, de melhor atender a todos”, enfatiza a assistente social, Josenira Lopes da Silva.

Aplicativo “Sangue Amigo” pode ser instalado pelo celular e possibilita o agendamento online para doação

APLICATIVO

Em março deste ano, o governo estadual, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), firmou parceria com o Instituto Cidades Inteligentes de Sorocaba (SP) para ter acesso ao aplicativo “Sangue Amigo”. O objetivo foi aproximar ainda mais o doador voluntário, através da conexão entre os doadores e os hemocentros.

O aplicativo traz informações sobre agendamento on-line para doação, campanhas de tipagens sanguíneas, lembretes para quem já é doador registrado, aviso sobre alerta da necessidade de sangue e a localização de postos de atendimentos dos hemocentros de Rondônia. Em três meses, a ferramenta já havia registrado mais de 10 mil downloads. O aplicativo está disponível gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.

REQUISITOS:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 18 e 69 anos de idade;
  • adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
  • ter peso acima de 50 kg;
  • estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

LOCALIZAÇÃO:

  • Fhemeron de Porto Velho – Av. Jorge Teixeira, nº3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro – Telefone: (69) 3535-2659
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro,  nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Saude

Santa Luzia – Números de casos ativo aumenta nesta quarta feira 16

Publicado

em

O números de pessoas infectado pelo covid teve um leve aumento nesta quarta feira 16 de junho, em Santa Luzia .

Atenção: Esta doença existe por isso evita aglomerar use a mascara e álcool para proteger você e o próximo. 

Continue lendo

Saude

Boletim com dados sobre o coronavírus em Rolim de Moura desta quarta-feira (16)

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta quarta-feira (16), o novo boletim com dados da pandemia do coronavírus em Rolim de Moura. 

Segundo boletim, o município tem 193 pessoas em tratamento contra a covid-19, das quais 13 estão internadas. 40 novo caso de covid-19 foi registrados durante o final de semana, aumentando para 6.262 o número de pessoas que já se contaminaram com a doença desde o começo da pandemia. Deste total, 5.916 (94,47%) pessoas já se recuperaram da doença.

Ao todo, 153 pessoas já vieram a óbito por complicações da doença em Rolim de Moura. Um novo óbito foi registrado, e segundo informações, trata-se de uma mulher de 57 anos.

Veja o boeltim:

Casos de covid-19 em Rolim de Moura continuam em queda; 165 pessoas estão em tratamento
Reprodução/Assessoria

Não custa reforçar à população rolimourente para que cada um faça sua parte no combate ao vírus, como usar máscaras de proteção facial ao sair de casa, usar sempre o álcool gel e manter higienização das mãos e, principalmente, evitar ao máximo as aglomerações. Estes são os meios mais eficazes de proteção e combate ao coronavírus. 

Fonte: Da redação TribunaTOP

Continue lendo

Saude

Moradores de rua receberam vacina contra a COVID-19 em Rolim de Moura

Publicado

em

Trabalho faz parta da ação “Um Dia sem Rua”

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na última sexta-feira (11). O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), setor de Epidemiologia de Rolim de Moura.

O projeto “Um Dia Sem Rua” oferta café da manhã, banho, disponibilização de roupas limpas e acolhida por profissionais da rede de atendimento socioassistencial com escuta humanizada e coleta de informações para atualização cadastral. Também foi realizada a vacinação contra a Covid-19, sendo que foram vacinados o total de 07 (sete) pessoas em situação de rua.

A ação “Um dia sem rua” tem como objetivo proporcionar as pessoas em situação de rua a oportunidade de passar um tempo fora do efeito de drogas e bebidas alcoólicas e ofertar o atendimento e encaminhamentos necessários a cada pessoa em situação de rua na cidade de Rolim de Moura. Ressaltando que essa ação estava suspensa temporariamente em decorrência da pandemia da Covid-19, e que retornará de forma gradativa.

Fonte. decom

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidade

Publicidade

--Publicidade--

Artigos

Categorias

Mais Lidas

%d blogueiros gostam disto: