Conecte-se conosco


Política

A pedido de Lula, STJ suspende julgamento para anular condenação do sítio

Publicado

em

Se for anulado todo o processo, como quer Lula, o caso do sítio voltaria à estaca zero. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A pedido de Lula, STJ suspende julgamento para anular condenação do sítio

O desembargador convocado Leopoldo Raposo, do STJ, atendeu ao pedido de Lula para suspender o julgamento, marcado para amanhã no TRF-4, que analisaria pedido do MP para anular a condenação do petista no processo do sítio.

A defesa pediu a suspensão porque quer que a Oitava Turma do TRF-4 anule não só a condenação — por causa do prazo comum de alegações finais –, mas todo o processo do sítio.

Aponta parcialidade de Sergio Moro, perseguição por parte dos procuradores da Lava Jato, incompetência da 13ª Vara de Curitiba e diversas outras nulidades na tramitação da ação.

Em sua decisão, Leopoldo Raposo determinou que, em data futura, o TRF-4 aprecie, “de forma lógica”, todos esses pedidos.

Essa análise, pelo TRF-4, independe do julgamento, previsto para ser retomado em novembro no Supremo, que também discute suspeição de Moro, mas no processo do triplex.

No caso do sítio, se fosse anulada só a condenação, como pede o Ministério Público ao TRF-4, a ação penal voltaria à sua fase final na primeira instância. Se for anulado todo o processo, como quer Lula, o caso do sítio voltaria à estaca zero.

Isso acarretaria retrocesso bem maior no andamento, exigindo nova colheita e análise de provas, novos depoimentos e prazos adicionais para a defesa contestar cada fase da instrução.

Embora o habeas corpus que tramita no Supremo sobre a suspeição de Moro esteja relacionado ao processo do triplex, a decisão da Segunda Turma sobre ele poderá ter uma abrangência maior, repercutindo também em outras ações de Lula nos quais atuou o ex-juiz.
Fonte:O antagonista

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana