Conecte-se conosco


Mundo

Brasil atinge 213,3 milhões de habitantes

Publicado

em

Foto: reprodução

O número de brasileiros aumentou no último ano. É o que estima o IBGE. De acordo com o Instituto, agora somos mais de 213 milhões de habitantes no país. São Paulo continua como o município mais populoso com quase 12 milhões e meio de pessoas, e Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o menor, com apenas 776 habitantes.
 
Dezessete grandes municípios, com mais de um milhão de pessoas, concentram quase 22% da população, sendo que 14 desses são capitais.
 
Sobre o crescimento da população, o professor de Políticas Públicas do Ibmec Brasília, Thiago Galvão, faz um alerta:

“O aumento das populações dos países pode trazer perigosas distorções, caso não sejam acompanhadas de políticas públicas capazes de trazer inclusão social à nova população. Os principais impactos de primeira ordem estão relacionados a um aumento imediato no gasto em saúde pública, também no consumo de alimentos e na educação”.

É válido ressaltar que essa estimativa não traz um recorte dos efeitos causados pela pandemia da Covid- 19 e não tem relação com o Censo Demográfico, que era para ter sido realizado em 2020 e agora está previsto para 2022. O gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, ressalta a importância do Censo que será realizado no próximo ano.

 
“As projeções de população do Brasil e dos estados não somente subsidiam as estimativas municipais, mas também ajudam a pensar no futuro da população. Pensar no futuro é importante porque nos mostra os desafios que teremos pela frente”.

O estudo leva em conta os mais de cinco mil municípios brasileiros e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Reportagem, Flávio Macêdo

Fonte: Brasil 61

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana