Conecte-se conosco




Geral

Vírus de 15 mil anos é encontrado congelado no Tibet

Publicado

em

Amostra de diversos vírus que indicam ser de mais de 15 mil anos foram coletadas em uma geleira na parte chinesa do Tibet. Os modelos são diferentes de qualquer outro já descoberto e sobreviveram congelados durante milhares de anos.

“Estas geleiras foram formadas gradualmente, e junto com a poeira e os gases, muitos vírus também foram depositados neste gelo”, disse o cientista Zhi-Ping Zhong, um dos autores do estudo que trabalha no Centro de Pesquisa Polar e Climática Byrd, da Universidade de Ohio (EUA).

Vírus de 15 mil anos

A pesquisa foi publicada na plataforma Biorxiv e destaca o fato dos micróbios da amostra coletada em 2015 não serem compatíveis com nenhum outro visto anteriormente. Além disso, o gelo foi se sobrepondo, trazendo conteúdo de diversas eras em suas camadas.

Com isso, os cientistas também analisam o material para entender mudanças climáticas, gases, bactérias e vírus presentes ao longo dos séculos nos últimos 15 mil anos. No total, 33 vírus foram encontrados na amostra, desses, 29 são novos e apenas quatro já tinham sido vistos antes.

“Embora os núcleos de gelo da geleira forneçam informações climáticas ao longo de dezenas a centenas de milhares de anos, o estudo de micróbios é desafiado por condições de biomassa ultrabaixa e virtualmente nada se sabe sobre vírus co-ocorrentes”, completou Zhong.

“Juntos, esses experimentos estabelecem um procedimento limpo para estudar comunidades microbianas e virais em gelo de geleira de baixa biomassa e fornecem informações de base para vírus de geleira, alguns dos quais parecem estar associados com os micróbios dominantes nesses ecossistemas”, finalizou o pesquisador. Os vírus de 15 mil anos ainda devem ter mais dados divulgados após uma análise mais completa.

Fonte: olhar digital

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana