Conecte-se conosco


Saúde

“SOS Vacinação” imuniza quase 3,5 mil pessoas em São Miguel do Guaporé e Costa Marques

Publicado

em

Ação nos dois municípios obedeceram as medidas de segurança, com o uso de máscara e distanciamento social

A ação “SOS Vacinação”, desenvolvida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vacinou no último final de semana 3.416 pessoas contra covid-19, nos municípios de São Miguel do Guaporé e Costa Marques, região do Vale do Guaporé. A ação contou com o reforço de profissionais da Saúde tanto do Estado quanto dos municípios.

No sábado (17), em São Miguel do Guaporé, a vacinação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lazara Alves de Lima, sendo vacinadas 2.032 pessoas a partir de 25 anos com ou sem comorbidades. A imunização foi feita com doses da AstraZeneca, sendo 1.702 para aplicação da 1ª dose e 330 para a 2ª dose.

Pessoas a partir dos 25 anos foram vacinadas em São Miguel do Guaporé

Luis Carlos de Souza, de 21 anos, morador do município, contou que não esperava ser vacinado agora, ficou feliz com a chegada do imunizante. “Esperava que fosse vacinar só daqui há duas semanas e, estava preocupado com a minha família. Eu trabalho no sítio e vim rápido para a cidade, assim me sinto mais seguro e transmito segurança aos meus familiares”, disse.

No domingo (18), a equipe do “SOS Vacinação” se deslocou para à Escola Estadual de Ensino Fundamental Gomes Carneiro, em Costa Marques. O transporte da equipe dos profissionais da Saúde foi feito pelo ônibus da da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No município, 1.384 pessoas a partir de 18 anos, com ou sem comorbidades foram vacinadas, sendo 969 doses da vacina AstraZeneca para aplicação da 1ª dose, 210 para aplicação da 2ª dose e 205 imunizantes da Janssen (dose única).

A equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) que acompanha a ação, organizou a logística dos imunizantes, insumos utilizados na ação no “SOS Vacinação”. “O trabalho da Agevisa consiste em receber as vacinas do Governo Federal, conferir, armazenar, fazer o controle de temperatura, registrar, quantificar, separar, colocar na temperatura ideal, e transportar até às Regionais de Saúde. Na ação conjunta, disponibilizamos a logística do transporte e profissionais para agregar ao trabalho administrativo, o que aumenta o poder de produtividade”, pontuou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, destacou que a ação foi extremamente positiva nos dois municípios e, que a vacinação é fundamental para imunizar a população contra o coronavírus. “Precisamos nos conscientizar e continuar seguindo os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, sempre usando máscara e mantendo o distanciamento social e, assim quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, disse.

Máximo reitera que nesta segunda-feira (19), 600 pessoas serão imunizadas em São Domingues do Guaporé, distrito de Costa Marques.

Fonte
Texto: Sarah Silva e Aurimar Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana