Conecte-se conosco




Agronegócio

Jaqueline Cassol pede à Ministra da Agricultura prorrogação dos prazos do Pronaf para produtores de leite

Publicado

em

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) está buscando a suspensão dos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) para os pequenos produtores de leite, sem a cobrança de juros. Em reunião com a Miinistra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, nessa quarta-feira (23.06), a parlamentar solicitou o apoio do Ministério para prorrogar os prazos por um ano. A audiência aconteceu na sede do ministério, em Brasília .
Também participaram da reunião os vereadores Pimenta Bueno, Sóstenes Silva, de Jaru, Rafael Vaz de Jaru, e de Buritis Lucas da 50, Renato Leitão e Adriano de Almeida e o secretário geral do Progressistas em Rondônia, Luiz Paulo Batista.

A deputada ressaltou que Rondônia é o 7º maior produtor de leite do país, o primeiro da região norte e que possui aproximadamente 28 mil produtores de leite.

“Apesar disso temos o menor preço por litro”, completou.

Em abril os produtores enfrentaram uma das maiores crises da cadeia com uma queda abrupta de quase 50% no preço pago pelo produto entregue às indústrias de laticínios.
“Hoje custo da produção se revela maior do que o valor pago pelo leite, o que contribui para que o produtor não tenha condições de manter o financiamento em dia”, explicou Jaqueline Cassol.
A ideia da deputada é que as carências que vencem em 2021, passem para 2022 e as parcelas que vencem em 2022 passem para 2023. Além de uma renegociação para quem estiver negativado e com parcelas em atraso, passando essas parcelas para 2.022, sem a cobrança de juros.
A ministra Tereza Cristina disse que a prorrogação dos prazos é viável e que auxiliará para que as entidades financeiras responsáveis pelo financiamento atendam o pedido. “A prorrogação dos pagamentos do Pronaf é possível e está amparada em lei”, afirmou.

CAFÉ- A deputada também apresentou o pleito dos produtores de café e solicitou apoio para ampliar a divulgação nacional e internacional do grão produzido em Rondônia.

CACAU – Jaqueline Cassol também sugeriu a ministra uma reestruturação nas unidades da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Rondônia, como forma de impulsionar, incentivar e valorizar a produção de cacau no estado. A pedido do vereador Lucas da 50 a ministra se comprometeu em verificar a possibilidade de reativação do escritório da Ceplac de Buritis, uma vez que está sendo instalada uma fábrica de chocolate na cidade e necessita de apoio da unidade para seu funcionamento.

Audiência com Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina

Audiência com Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina

Fonte: Assessoria de Comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana