Conecte-se conosco


Política

Esclarecimento – Câmara Municipal de Rolim de Moura/RO

Publicado

em

A Câmara Municipal de Rolim de Moura vem a público esclarecer que foi divulgada uma nota, PROJETO DE LEI Nº 091/2021, onde diz que os VEREADORES APROVARAM A LEI, que “Institui o Dia do Evangélico, a ser comemorado anualmente em 18 de Junho”.

No dia 14 feito a leitura na Sessão e encaminhado ao setor jurídico da casa para ser analisado e NÃO SENDO APROVADO como foi divulgado.

A Lei Estadual 1.026 de 20 de setembro de 2001, instituiu FERIADO pelo dia do Evangélico, que foi então alvo de ação de Inconstitucionalidade, pois o feriado trabalhista não poderia ser decretado pelo Estado e também em razão de criar um feriado religioso em discordância com a Lei Federal nº 9.093/95, ação acolhida e julgada procedente pelo STF, acabando assim com o feriado do dia 18 de junho.

Por seu turno, o Município de Rolim de Moura, através da lei nº 2.541, de 18 de julho de 2013, em seu art. 1º, cria o “dia do evangélico”:

“Art. 1º Fica instituído no âmbito do Município de Rolim de Moura o ‘DIA DO EVANGÉLICO’ a ser comemorado no dia 18 de junho.”

Como se observa, a criação do dia do Evangélico homenageia tão importante quinhão da sociedade de Rolim de Moura, mas, por manifesta incompetência legal, não decretou feriado. E com a inconstitucionalidade da lei estadual, este dia, como FERIADO, deixou de existir no calendário do Estado e dos Municípios.

Dia 18 de Junho é data alusiva e comemorativa pela passagem do já declarado dia do Evangélico, mas não ampliado à categoria de feriado ou ponto facultativo.

 

Por tanto deixamos bem claro que NÃOfoi analisado o mérito de ser feriado ou não pela Câmara de Vereadores.  Sendo assim, NÃO será feriado nesse dia, tanto o comércio como os órgãos públicos, estarão no dia 18 de junho em normal funcionamento.

 

 

Claudinei Fernandes

Presidente do Poder Legislativo Municipal

Câmara de Vereadores de Rolim de Moura

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana