Conecte-se conosco


Política

Jaqueline Cassol confirma realização da segunda fase do Revalida

Publicado

em

Deputada Jaqueline Cassol ao lado do presidente do INEP Danilo Dupas Ribeiro – Foto: Assessoria

A segunda fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) deve acontecer até junho. A informação foi confirmada pela deputada federal Jaqueline Cassol durante reunião, na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro.

A prova que testará habilidades práticas dos Médicos Formados no Exterior tinha data prevista para abril, mas em decorrência da pandemia da Covid-19 não aconteceu no prazo. “A Segunda fase do Revalida vai acontecer. A expectativa do presidente do INEP é divulgar o edital com as orientações da prova prática no próximo mês para que o exame aconteça em junho”, afirmou a deputada.

De acordo com o presidente do instituto que é responsável pela organização do exame a maior dificuldade enfrentada pela instituição para cumprir os prazos é o crescimento nos casos de Covid-19 no país. São necessárias cerca de 300 pessoas, em cada local de prova, para garantir a aplicação segura, somando aos participantes o número supera as recomendações sanitárias.

“Nós precisamos garantir a confiabilidade do exame e a segurança das pessoas. A logística em tempos de pandemia tem sido difícil. Nosso desejo é realizar o exame no mais breve possível, mas se fizermos de forma abrupta podemos perder a credibilidade”, contou.

Advogado Luiz Paulo, Deputada Jaqueline Cassol e presidente o INEP Danilo Dupas Ribeiro - Foto: Assessoria

Advogado Luiz Paulo, Deputada Jaqueline Cassol e presidente o INEP Danilo Dupas Ribeiro – Foto: Assessoria

Ribeiro explicou que a segunda fase deverá ser realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e que a equipe do Inep junto à comissão avaliadora está mapeando os hospitais para aplicação. De oito possíveis hospitais, quatro desistiram por prioridade ao atendimento de pacientes com Covid-19.

“O exame requer uma estrutura ambulatorial segura e hoje os hospitais precisam estar a postos para os atendimentos de pacientes com Covid-19. A situação é muito delicada, mas estamos trabalhando todos os dias pelo Revalida”, afirmou.

REVALIDA 2021 – A deputada Jaqueline Cassol afirmou que o edital da primeira etapa do Revalida 2021 também já está em produção e será lançado nesse semestre. “Temos a confirmação de que o Inep está trabalhando para que a lei seja cumprida. Entendemos as dificuldades do momento, mas precisamos de médicos para atender a população”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana