Conecte-se conosco


Geral

Governo disponibiliza mais doses de vacina para profissionais da Segurança Pública da linha de frente contra a covid-19

Publicado

em

Profissionais das forças estaduais e federais receberam os primeiros imunizantes

O Governo do Estado de Rondônia realizou na manhã deste sábado (10) mais um drive-thru de vacinação para profissionais da Segurança Pública (tanto do âmbito federal quanto estadual) contra a covid-19. O processo de vacinação aconteceu no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, porém haverá distribuição de doses em municípios do interior do Estado.

De acordo com dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), 431 doses foram disponibilizadas para os membros da Segurança Pública apenas na capital e 310 doses serão destinadas à vacinação dos profissionais que atuam nos municípios, totalizando 741 doses nesta segunda etapa de vacinação.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, acompanhou de perto o drive-thru. “Batalhamos muito para conseguir imunizar os profissionais da Segurança Pública. Em minha última conversa com o presidente Bolsonaro, ele relatou o desejo em iniciar rapidamente a vacinação dos profissionais do setor. A partir de agora, o processo de vacinação dos profissionais da força policial será de responsabilidade dos municípios, que vão dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Governo de Rondônia no último  sábado(3)”, relatou.

Foram disponibilizadas 431 para a capital e 310 para o interior

Receberam a dose neste sábado, profissionais da Segurança Pública que estão efetivamente na linha de frente de combate ao coronavírus. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Rondônia (CBM), coronel Gilvander Gregório, 22 bombeiros foram vacinados neste sábado na capital. Na primeira etapa, que aconteceu no sábado passado, foram 19 bombeiros. O comandante do CBM relatou que todos são praças, ou seja, os profissionais que estão em campo e em contato direto com a comunidade.

De acordo com o delegado Geral da Polícia Civil (PC), Samir Fouad Abboud, 100 integrantes da força policial foram vacinados, 70 da Central de Flagrantes (Deflag) e 30 das delegacias de crimes contra a vida. O chefe da PC explicou que a seleção dos policiais dos que receberam as doses hoje, foi baseada nas atividades desempenhadas pelos agentes. “A central de flagrantes é o local onde tudo desagua. Eles levam presos para fazer exames de corpo de delito e lidam com pessoas que podem estar contaminadas. Fora isso eles colaboram nas tarefas de combate à Covid”, relatou o delegado.

Sargento Valmir Neves recebeu a primeira dose neste sábado

O Secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, declarou que a vacinação dos agentes da Segurança Pública é fundamental. “Eles são guerreiros por estrarem na linha de frente junto com a Secretaria de Estado da Saúde”, pontua.O primeiro agente da Segurança Pública a receber a dose neste sábado, foi o sargento da PM, Valmir Neves, de 48 anos. Com 18 anos na força policial, o militar relatou a importância da vacina para o setor. “Estamos em contato direto com as pessoas o tempo todo. Para nós é um alívio podermos receber a dose, uma segurança a mais diante desta doença que já tirou muitas vidas, inclusive de amigos e familiares”, disse.A policial civil, Joelma Sales da Silva, com 37 semanas de gravidez, relatou que precisou de autorização médica para entrar na fila e receber o imunizante. “O trabalho da polícia não para”, relembra.

Fonte
Texto: Rômulo Azevedo
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana