Conecte-se conosco




Religião

Saúde Mental em tempos de pandemia,você sabe o que é Psiconeuroimunologia?

Publicado

em

A Ligação entre saúde mental e sistema imunológico.

A um campo científico que dedica-se a estudar as ligações entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico. A hipótese base deste modelo é que estressores psicossociais diminuem a eficiência do sistema imunológico, aumentando significativamente, portanto, a capacidade da pessoa adquirir sintomas médicos (risco de uma doença).

Dessa maneira a capacidade do sistema imunológico que proteger o corpo, estará relacionada com fatores psicossociais que afetam o sistema imunológico, entre eles:
Estados emocionais, o tipo e a intensidade de estresse que a pessoa está a enfrentar, ou seja, estudos feitos nesta área apontam que os níveis de estresse e a presença de humor deprimido, afetam a resposta do sistema imunológico visto que podem impactar na produção de anticorpos e com isso o acometimento a doenças se torna mais propenso.

Segue abaixo dicas que podem contribuir para manter a sua saúde mental:
• Cuidado com o consumo de informações;
• Mantenha uma rotina equilibrada e, se possível, crie novas;
• A conexão com amigos e familiares é fundamental
• Faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água;
• Evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.

Aos profissionais de saúde o estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca.
Para aliviar a tensão deste período de crise, é essencial que você se cuide. Faça pausas e descanse entre os seus turnos de trabalho.

Caso os seus familiares e amigos estejam evitando contato muito próximo com você por receio de se contaminar, conversar com colegas pode funcionar como um ótimo apoio social.

Você também pode fazer a inscrição no Projeto Acolher através do link https://forms.gle/KLhHNjkob3Pht3TS7 ou pessoalmente na Pastoral da Saúde das 8 as 11 horas, frente ao hospital municipal.

Todos nós estamos passando por um momento atípico, gerando fragilidade em campos significativos em nossa vida, a segurança e liberdade são sentimentos que batalhamos diariamente para conquistar e lidar com as privações nunca foi fácil e relaciona-la a segurança tem nos desestabilizado. Com isso a importância de mantermos uma saúde mental adequada e investir na qualidade de vida dentro dessa nova realidade.

Por: Inara Moreno
Psicóloga CRP 20/03963

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana