Conecte-se conosco


Vídeo

Movimento Juntos por uma Santa Luzia d’Oeste melhor traz Natal diferenciado para população vídeo

Publicado

em

Movimento Juntos por uma Santa Luzia d’Oeste melhor traz Natal diferenciado para população
Santa Luzia d`Oeste terá o Natal Caminhos de Luz, que será diferente de todos, pois este ano a cidade vai ganhar uma linda decoração feita pelos próprios moradores de forma voluntária, uma iniciativa de um grupo que vem desenvolvendo diversas ações de forma colaborativa para trazer melhorias para cidade, através da ACISLO e que conta com o incentivo do Sebrae e apoio da Prefeitura.
O Sebrae em Rondônia lançou em Setembro a Rede de Desenvolvimento de Ecossistemas Estratégicos de Rondônia, para que todos os municípios do Estado possam atuar de forma colaborativa por meio de suas lideranças, em torno de causas como a geração de emprego, renda, desenvolvimento regional e recuperação da economia, visando o bem coletivo e a qualidade de vida da população.
Alguns municípios já estão com seu ecossistema mapeado e outros já estão em prática, onde as lideranças que os compõem têm se reunido periodicamente para tratar de encontrar soluções e pôr em prática o seu plano de ações para a cidade. Como é o caso dos Ecossistemas de Ouro Preto, Santa Luzia, Cacoal, Nova Mamoré, Cujubim e Teixeirópolis.
O Ecossistema Estratégico de Santa Luzia do Oeste tem se destacado por propor ações de imediato para movimentar a economia local, através de pequenas ações que estão fazendo a diferença e dando o que falar pelos moradores da cidade. O Festival Gastronômico “Sabores de Santa Luzia” é uma das diversas ações que a rede estratégica composta por atores dos setores Público e privado do município projetou, implementou e os restaurantes e lanchonetes noturnos já estão colhendo resultados. Outra iniciativa Importante foi a criação de um perfil em Rede Social, o @santaluziadooeste está no instagram e nele se iniciou um movimento, para que cada vez mais os habitantes possam se sentir engajados a melhorar e dar preferência a cidade onde vivem nas compras, pois assim mantém a manutenção de empregos e a economia local circulando.
Além disso, semanalmente é feito um sorteio que envolve a participação efetiva de empreendimentos do município. Cada um daqueles que participa disponibiliza um produto do seu negócio, que é divulgado através de banner digital no instagram de Santa Luzia, e para participar as pessoas precisam curtir e seguir tanto os empreendimentos participantes como o perfil @santaluziadooeste que criou o movimento. Aos sábados é realizado o sorteio, onde quem ganha, além de saborear as delícias produzidas na sua cidade, também conhece mais empreendimentos e ajuda a divulgar os negócios, criando um ciclo virtuoso de geração de emprego e renda.
Para Francielli Sturm, que é uma das lideranças do Ecossistema de Santa Luzia, a adesão deste perfil foi positiva, assim como os sorteios com a participação de empreendimentos da cidade. “O nosso primeiro sorteio gerou quase 900 comentários, eu acredito que está sendo positivo, mas estou levantando dados para certificar como está o andamento”.
O ecossistema ganhou forma e tornou-se um movimento, este, que está realizando um Natal diferenciado, e mostrando que se cada um fizer sua parte é possível fazer a diferença. Desde Novembro estão fazendo uma campanha para doação de enfeites natalinos que são entregues na Associação Comercial da cidade, e que agora irão decorar a cidade. A decoração da Praça da Rodoviária já está ganhando forma, diversas pessoas estão trabalhando de forma voluntária no local, construindo um presépio e a decorando e para aqueles que ainda não doaram, que ainda não fizeram sua parte, fica o convite, seja um voluntário e participe também, venha fazer parte deste Natal.
O Ecossistema tem vencido os desafios que vão surgindo, que contam com o apoio de parceiros e do Sebrae desde a criação da página, como também capacitação para criação de banners digitais, cardápios com links das empresas para fazer pedidos no whatsapp, acompanhamento de reuniões com auxílio de consultor contratado pelo Sebrae, através da Unidade de Políticas Públicas.

Texto Sebrae

foto e vidio ACISLO

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana