Conecte-se conosco


Geral

Mineral descoberto na Rússia pode ser usado em baterias recarregáveis

Publicado

em

Vinicius Szafran, editado por Daniel Junqueira

Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente que conhecemos muito superficialmente nosso planeta. Existem inúmeras espécies de plantas e animais que nunca vimos, e pode ser que demoremos a encontrar – isso se as encontrarmos em algum momento. O mesmo também pode ser dito de minerais, e um bom exemplo disso vem da Rússia.

Uma equipe de pesquisa liderada por Stanislav Filatov, especialista em cristais (cristalógrafo) da Universidade de São Petersburgo, encontrou uma nova integrante para o mundo dos minerais: a petrovita. Além de ser bonita de se ver, a petrovita pode impulsionar avanços em baterias de última geração.

Reprodução

O mineral foi encontrado em uma região vulcânica. Imagem: Universidade de São Petersburgo/ Divulgação

A petrovita foi nomeada em homenagem a outro cristalógrafo da Universidade de São Petersburgo, o também russo Tomas Petrov. A equipe publicou um estudo sobre a petrovita na revista Mineralogical Magazine em outubro deste ano.

Reprodução

Petrovita é um mineral azul e poroso. Imagem: Universidade de São Petersburgo/Divulgação

Essa característica peculiar indica que a petrovita pode ser útil como um componente das baterias de íon de sódio, um tipo de bateria recarregável que futuramente pode ser uma alternativa às baterias de íon de lítio, muito usadas hoje em dia.

A petrovita nasceu em uma região ardente da floresta, mas Filatov acredita que os cientistas podem tentar sintetizar um composto com a mesma estrutura em laboratório, para usar no desenvolvimento de baterias. Parece que não estamos muito longe de utilizar a energia de um vulcão.

Via: CNET

 

Vinicius Szafran, editado por Daniel Junqueira

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana