Policial
Jovem delegado da PF que colocou quatro prefeitos na cadeia em RO tem fama durão com corruptos e é apaixonado pela Amazônia
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove ao contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

“Agente de campo”, lida sem embaraço com a papelada, mas gosta mesmo é de ação: vez ou outra, ele publica nas redes sociais imagens com fuzil em punho, liderando policiais em garimpos e em reservas indígenas. Aliás, é querido por várias etnias e mantém contato frequente com muitas lideranças do “povo da floresta”. Uma das fotos mais curtidas em sua página no Facebook mostra o delegado oferecendo carona a crianças Cinta Larga num helicóptero.
Simpático e sociável, do tipo que frequenta festas, mas costuma prender traficantes de drogas sintéticas que abastecem os eventos, Flori, esportista radical que gosta de paraquedismo, anos atrás marcou época em Vilhena, onde prendeu prefeito, Vice e quase toda a Câmara de Vereadores, mergulhados em um festival de ilegalidades.
Avesso a entrevistas, não fala sobre casos em andamento, mas é conhecido entre os agentes da PF sob seu comando, por dormir tarde e pular cedo da cama. Em véspera de grandes operações, nem dorme.
Graças ao seu desempenho no combate à criminalidade (que inclui tráfico de drogas, garimpos ilegais, exploração de madeiras e outros) em Rondônia, foi promovido e enviado para Sorocaba, no interior de São Paulo. Aguentou pouco a vida no ar condicionado e pediu para voltar às selvas amazônicas.
Apesar do risco de vida frequente que corre, costuma andar sozinho. Ao conversar com os mais próximos, gosta de lembrar velhas anedotas da política de sua cidade natal, Capão Bonito, em São Paulo.
Para azar de políticos e empresários de Rondônia que vivem metidos em esquemas que desviam milhões em recursos públicos, o delegado não dá sinais de que pretenda deixar a Amazônia.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Policial
Problema de oxigênio no Amazonas está equacionado, diz Pazuello

Marinha entrega em Manaus respiradores produzidos em parceria com a USP
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva hoje (18) que o problema de abastecimento no estado do Amazonas está “equalizado”. Ele e o governador do estado, Wilson Lima, falaram sobre o plano de ações para enfrentar o colapso no sistema de saúde local, especialmente na capital Manaus.
O plano foi elaborado em resposta a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandovski na sexta-feira (15). A partir de um pedido do PC do B e do PT, o magistrado estabeleceu que o governo federal teria até 48h para apresentar o plano e fornecer oxigênio e insumos ao estado.
Pazuello informou que o plano foi submetido ao STF ontem (17) e que será disponibilizado na página do Ministério da Saúde. Apesar de afirmar que o abastecimento de oxigênio estaria normalizado, o titular do Ministério admitiu a situação grave do estado. “Toda a logística está impactada, não é só oxigênio. Equipes de saúde estão no seu limite. Hospitais estão no seu limite. Médicos estão no seu limite”, destacou.
O governador do Amazonas reforçou que o abastecimento de oxigênio foi “equilibrado”, mas acrescentou que o cenário pode piorar. Isso porque o mês de fevereiro é tradicionalmente quando há mais casos de síndromes gripais graves, tendo um clima e ambiente propícios para a disseminação de vírus gripais.
“Temos preocupação para o mês de fevereiro. Ele historicamente é onde há maior quantidade de casos de SRAG [Síndrome Respiratória Aguda Grave]. Estamos nos preparando para a situação. Estamos trabalhando para ampliação de leitos. Uma enfermaria foi montada no estacionamento do hospital Delphina Aziz. Ainda temos fila significativa de pessoas que esperam atendimento”, contou Lima.
Crise
Tanto Lima quanto Pazuello buscaram explicar como a situação saiu do controle e as ações adotadas. Segundo o governador, no auge do primeiro pico da pandemia, entre abril e maio, o consumo de oxigênio chegou ao máximo de 30 mil metros cúbicos (m3). Já neste novo pico, entre dezembro e janeiro, o consumo médio saiu de 15 mil m³ para 75 mil m³.
Lima colocou que houve ampliação dos leitos na cidade, com 700 unidades criadas nos últimos dois meses. Agora, para além de Manaus está havendo uma preocupação com o interior, onde o sistema de saúde é menos estruturado.
O ministro da Saúde disse que a equipe da pasta tomou conhecimento do desabastecimento no dia 8 de janeiro. Ele negou a informação publicada na imprensa de que um ofício da Advocacia-Geral da União (AGU) ao STF revelaria que o órgão já tinha ciência da situação antes.
“Quando chegamos [a Manaus] no dia 4 [de janeiro] o problema era estrutura de leito. Não havia a menor indicação de falta de oxigênio. A quantidade de oxigênio que a White Martins fabrica por dias é de 28 mil m³ e o consumo era de 17 mil m³. A White Martins tinha flexibilidade de trazer quase o dobro. A elevação foi muito rápida. Tomamos conhecimento de que a White Martins chegou no limite quando ela nos informou”, comentou.
Pazuello elencou as medidas adotadas pelo governo. Até o momento foram removidos 90 pacientes para hospitais federais. Foram levadas “toneladas de equipamentos e insumos” ao estado e transportados “centenas de cilindros” em aviões cargueiros civis e militares. Um navio cargueiro da Marinha está em deslocamento para Manaus com 40 mil m³ de oxigênio.
Ele destacou os leitos habilitados (quando o ministério passa a custear parte das despesas), mas não detalhou o número. Um hospital de campanha militar foi deslocado para Manaus. Sobre o apoio com pessoal, o titular do Ministério da Saúde relatou ter selecionado e capacitado oito mil profissionais de saúde, tendo 300 já sido contratados.
O governo brasileiro está em diálogo com o governo dos Estados Unidos para conseguir o apoio de um avião que auxilie no transporte dos cilindros. Mas, conforme o ministro, ainda não há data para que a aeronave comece a operar.
Outras cidades
Pazuello alertou que a crise em curso no Amazonas pode se replicar em outras cidades e estados. Ele destacou o período chuvoso no Norte e em parte do Nordeste neste início do ano como propício para a disseminação do vírus, enquanto no restante do país os períodos mais perigosos podem ser no inverno. Além disso, chamou a atenção para o fato de que a variante do novo coronavírus encontrada na capital amazonense já está em circulação em outros locais do país.
“Isso sim pode se replicar para outras cidades e pode se replicar quando chegarmos mais perto do inverno na região centro-sul. Vamos combater isso com vacina. É por isso que estamos tão ávidos por receber as vacinas, distribuí-las e imunizar a população. Esta é a grande ação efetiva para segurar a pandemia. E manter as estruturas que foram criadas, os leitos que foram criados para a covid-19 ativos nas regiões que poderão sofrer o impacto”, sublinhou.
Edição: Aline Leal
Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil – Brasília
Policial
URGENTE – 06 apenados fogem do Presídio em Alvorada do Oeste
Nesta manhã de segunda-feira (18) foi registrada a fuga de 06 detentos da Unidade Prisional no município de Alvorada do Oeste/RO.
Os apenados foram identificados como:
ARISTEU FELIPE SILVA LEITE
RAILSON DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MARCELO DOUGLAS DOS SANTOS
LUCAS DA SILVA CATRINCK
JOSÉ CARLOS GASPAR
WESLEY DA SILVA SANTOS
Buscas estão sendo realizadas na região por equipes de serviço da Polícia Militar.
Qualquer denúncia mesmo que de forma anônima pode ser feita ao telefone de emergência 190.
A qualquer momento maiores informações.
Fonte: Alerta Rolim
Acidentes
URGENTE: Acidente fatal na BR-364 próximo a Havan Cacoal resulta em dois mortos
Um grave acidente de trânsito ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), na BR 364 entre Cacoal e Riozinho próximo a loja Havan em Cacoal.
Segundo informações ainda preliminares dois motociclistas colidiram violentamente que resultou na morte dos dois condutores da moto, as duas vítimas ainda não identificadas vieram a óbito no local, a pancada foi tão violenta que as vítimas sofreram múltiplas fratura e fraturas expostas.
O Bombeiro chegou a ir no local, mas não havia nada mais afazer, a Polícia está no local
A qualquer momento mais informações…
Foto redes sociais e extraída do Rolim Noticias
Fonte: Rondonianews
-
Acidentes9 meses atrás
Urgente: Técnica de Enfermagem morre em acidente com ambulância de Alta Floresta RO
-
Geral9 meses atrás
Notícias falsa se espalha de que motorista poderá ser multado por dirigir sem máscara de proteção contra o Coronavírus
-
Geral10 meses atrás
DESTAQUESBrasil tem 111 óbitos e 3.904 casos confirmados de coronavírus
-
Destaques7 meses atrás
Ciclista feminina pedala 230 KM e bate recorde no ciclismo em Rolim de Moura
-
Policial9 meses atrás
VÍDEO: Polícia prende mãe que andava nua segurando faca e cabeça decepada de filha de 13 anos
-
Destaques1 ano atrás
Atacarejo Krause esta com uma super promoção para esta segunda feira
-
Geral9 meses atrás
Segundo decreto estadual, só pode entrar nos estabelecimentos comerciais com máscaras; veja na íntegra
-
Destaques9 meses atrás
Mãe é presa por tortura após ser filmada agredindo filha de sete anos no Norte de Minas