Conecte-se conosco




Política

Mais de 4,7 mil empresas fecharam as portas de janeiro a agosto de 2020 em RO

Publicado

em

Fevereiro deste ano, antes da pandemia, foi o mês com piores resultados no número de empresas com baixas, um total de 739. Nos meses seguintes esses registros diminuíram consideravelmente e voltaram a subir em julho, conforme apresentado no gráfico abaixo.

O presidente da junta, José Alberto Anísio, explica que a pandemia paralisou muitas empresas e mesmo que visivelmente muitas tenham fechado, os dados com as baixas reais e totais só poderão ser compilados em 2021.

“A pandemia, ao que se refere ao impacto de fechamento de empresas, só vai ser vista no ano que vem, pois muitos encerram as atividades da empresa ou paralisam por um determinado período para ver se começa a funcionar de novo e assim, retomar a funcionalidade. Então encerrar o registro na junta é uma atividade que o empresário vai fazer por último, somente quando não houver outro jeito”, explica.

Por enquanto, entre os segmentos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus está o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, foram 280 empresas desse núcleo que fecharam as portas de março a agosto deste ano.

Na sequência estão os minimercados, mercearias e similares, que 112 acabaram fechando. Ainda no ramo alimentício: 102 lanchonetes e 88 estaurantes concluíram as atividades.

 
Avenida comercial Sete de Setembro em Porto Velho em 2019 — Foto: Ana Kézia Gomes/G1

Avenida comercial Sete de Setembro em Porto Velho em 2019 — Foto: Ana Kézia Gomes/G1

Quantitativo de empresas com Registro Ativo

Em Rondônia 161.399 empresas têm o registro ativo na Junta Comercial. Sendo que quase 55 mil são em Porto Velho e 14.513 em Ji-Paraná, veja exemplos em algumas cidades do estado:

Quantitativo de Empresas com Registro Ativo

Porto Velho 54.990
Ji-Paraná 14.513
Vilhena 11.615
Ariquemes 10.599
Cacoal 8.713
Outros 60.969
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana