Conecte-se conosco




Geral

Batman? morcego gigante pode chegar até dois metros de envergadura

Publicado

em

O Pteropus vampyrus, Conhecido como raposa-gigante-voadora, é, na verdade, uma espécie de morcego gigante da família Pteropodidae.

Eles são conhecidos também como morcegos-das-frutas ou megamorcegos. Apesar do tamanho e do visual assustadores, esses animais são considerados inofensivos. As informações são do IG.

O nome cientifico da Raposa Gigante Voadora foi inspirado nos vampiros.

Por conta do tamanho avantajado de suas asas, os pesquisadores relacionaram a figura do animal com a do ser mitológico, cuja lenda, por sua vez, foi inspirada no comportamento de morcegos menores da Europa.

Já o nome popular de raposa-voadora foi dado por ingleses no século XVIII, pela semelhança física do rosto do animal com o da raposa vermelha.

imagem06 05 2019 21 05 29 - Batman? morcego gigante pode chegar até dois metros de envergadura
Reprodução

Entre todas as espécies de megamorcegos, o  Pteropus vampyrus  é a maior. Esse tipo de  morcego gigante pode passar de um metro de altura e de dois metros de envergadura quando está com as asas abertas.

Eles vivem nas regiões tropicais do sudeste da Ásia e podem ser encontrados em países como Filipinas, Indonésia, Malásia, entre outros.

Eles se alimentam exclusivamente de frutas e néctar de flores e vivem em florestas.

 Ao contrário das espécies mais conhecidas de morcegos, eles não utilizam ecolocalização para se locomoverem, e possuem a visão e o olfato muito apurados.
imagem06 05 2019 21 05 32 - Batman? morcego gigante pode chegar até dois metros de envergadura
Reprodução/Stock Photos

Espécie ameaçada

O Pteropus vampyrus  foi colocado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como “quase ameaçada”.

De acordo com a organização, as mudanças climáticas e os caçadores estão diminuindo a população da espécie.

Os animais são caçados exclusivamente por seu tamanho e por conta de lendas locais que dizem que a espécie atacaria e chuparia o sangue de humanos, o que não é verdade.

Por se alimentar de néctar, o morcego gigante é um tipo de animal considerado muito importante para o ecossistema local, uma vez que eles auxiliam na polinização.

Fonte: jornalbastidoresdanoticia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana