Conecte-se conosco




Política

Dicas para economizar energia são essenciais para uma conta mais baixa no período de isolamento social

Publicado

em

Com o cenário atual de pandemia de coronavírus e o pedido para que as pessoas evitem aglomerações, órgãos públicos como Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde estão recomendando que todos fiquem em casa. Por isso é importante saber como economizar energia e fazer com que a conta caiba no seu bolso. Confira algumas dicas da Energisa de atitudes simples que podem fazer a diferença:

• Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar deixa os ambientes mais arejados (orientação da OMS para esse período) e evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Prefira montar seu posto de trabalho, caso esteja atuando com trabalho remoto, em locais mais claros e ventilados.

• Sempre que possível, opte por lâmpadas LED, que apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.

• Mantenha ventiladores ligados apenas se estiver utilizando o ambiente. Caso contrário, mesmo em uma saída rápida do cômodo, vale desligá-lo enquanto não estiver usando.

• Quanto à geladeira, tente abrir o menor número de vezes possível e oriente seus filhos a fazerem o mesmo. Escolha o que será retirado antes, diminuindo o tempo da porta aberta. Também não é recomendável colocar roupas e sapatos para secar na parte de trás, pois a prática sobrecarrega o motor e aumenta o consumo do aparelho para manter a baixa temperatura interna.

• Se precisar fazer um lanche para a criançada, priorize sempre que possível o uso do forno a gás, ao invés do microondas e do forno elétrico.

• É importante também não deixar aparelhos no modo stand by ligados quando não estiver usando. Se for usar o ferro de passar, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentar o ferro novamente. Faça o mesmo com a máquina de lavar.

• Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.

• Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.

Vale lembrar que um grande volume de aparelhos ligados ao mesmo tempo pode ocasionar uma sobrecarga na rede. Isso é mais comum em edificações antigas, que não foram preparadas para a demanda de energia atual, mas também pode ocorrer em imóveis novos.

Aproveite o tempo em casa junto à família e cuidando de todos. Jogos de tabuleiro, livros e uma boa conversa são ótimas opções para esse momento, principalmente para evitar o uso excessivo de jogos eletrônicos, como videogames, por exemplo. Toda atitude, por mais simples que pareça, pode fazer uma grande diferença nesse período.

Caso precise falar com a Energisa, você pode entrar em contato pela Gisa (69 9 9358-9673), nossa atendente virtual no WhatsApp ou pelo site energisa.com.br.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana