Conecte-se conosco




Geral

‘Pior parte foi depilar na cera’, diz filho que se vestiu como a própria mãe para fazer prova do Detran

Publicado

em

Mecânico de Porto Velho foi preso no dia da prova por tentativa de estelionato e falsidade ideológica – Foto: Diêgo Holanda/G1

'Pior parte foi depilar na cera', diz filho que se vestiu como a própria mãe para fazer prova do Detran

Cinco dias depois de ficar conhecido por se vestir de mulher para tentar fazer a prova do Detran no lugar da mãe, o mecânico Heitor Márcio Schiave, 43 anos, tenta voltar à rotina de trabalho na oficina localizada no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho.

Ainda com as marcas de esmalte nas unhas das mãos, Heitor revelou ao G1 que decidiu se passar pela mãe porque queria “presenteá-la” neste fim de ano com a CNH de carro. “Eu via o estresse dela nas tentativas frustradas de tirar a CNH, então tive a ideia de me transformar”, contou.

Porém, a atitude terminou em prisão no dia da prova prática do Detran, na terça-feira (10). A foto dele vestido de mulher na delegacia viralizou.

Início do plano e depilação

Segundo o mecânico, há algumas semanas sua mãe, Maria de Lourdes, viajou para visitar outro filho em Ji-Paraná (RO) e esqueceu um documento na casa de Heitor em Jaci-Paraná.

Heitor lembra que, no período, sua filha comentou sobre a semelhante física entre o pai e a avó. Então, o mecânico teve a ideia de se vestir de mulher para fazer a prova do Detran.

A produção para se transformar na própria mãe começou com a ida em uma loja de roupas. Inicialmente, ele queria um vestido, mas acabou optando por uma saia e uma blusa florida de manga longa.

Depois de comprar a roupa feminina, foi a vez de Heitor fazer a depilação da barba, maquiagem e pintura das unhas. A produção para se transformar na própria mãe durou um dia inteiro.

“Passei o dia anterior fazendo a maquiagem. A pior parte foi depilar a barba na cera. Aí eu vou falar pra vocês: se eu soubesse o tanto que doía eu tinha tomado bastante cachaça para amenizar”, brincou.
Na entrevista, o mecânico disse ter passado admirar ainda mais as mulheres por causa da dor na depilação.

Teste de reconhecimento

Uma noite antes de fazer a prova do Detran, Heitor deu uma volta na cidade vestido de mulher e não foi reconhecido por nenhum morador. Por isso, se sentiu seguro para fazer o exame prático de direção no lugar da mãe.

Para evitar que alguém descobrisse o plano dele no dia da prova, o mecânico disse ter colocado a identidade da mãe na máquina de lavar. O objetivo era que a foto do documento ficasse irreconhecível.

“Eu bati o RG na máquina de lavar roupa, aí deu uma estragada, e não dava pra ver certinho como tava o rosto da foto”, explicou.

O teste prático de direção foi marcado para o dia 10 de dezembro no distrito de Nova Mutum, a cerca de 15 quilômetros de onde ele mora.

O mecânico chegou a entrar no carro de teste e fazer a prova de baliza. Mas os examinadores passaram a desconfiar da atitude da “candidata” e chamaram a PM.

“Acho que o examinador desconfiou porque eu estava meio ligeiro na direção, mas tinha tudo para dar certo”, disse, contando que não teve má-fé no ato, porque seria uma prova de amor à mãe.

Diante do flagrante, Heitor foi preso e levado à Central de Polícia em Porto Velho.

Preocupação com a mãe após a prisão

Heitor disse que quando a mãe soube da prisão dele chorou bastante e se sentiu culpada. “Ela ficou bastante preocupada no dia, mas acabei sendo solto.”

O filho de Maria de Lourdes contou ainda que não sabe se repetiria o plano da CNH, mas que pela mãe dele faria qualquer coisa.

“Eu sou muito emotivo, eu vivo intensamente e vivo minha mãe intensamente. O que tem de ser, é. Nunca teve meio-termo. Eu amo ela demais”, diz emocionado.

Questionado sobre o que pensou quando viu o plano dar errado, ele disse que sabia que seria preso, mas que não tinha ideia de uma possível condenação criminal por falsidade ideológica, por exemplo.

O irmão de Heitor, o advogado Arthur Bagder Schiave, é quem vai cuidar da defesa do caso no Judiciário. Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para investigar a prática dos crimes de estelionato e falsidade ideológica.

‘Vovozona’

Já livre e de volta ao trabalho na oficina, Heitor Schiave leva a situação de forma descontraída. No distrito, todas as pessoas ouvidas pela reportagem sabiam do caso e disseram entender o “ato de amor” de um filho pela mãe, apesar de a prática ser um crime.

Com a repercussão do caso, o mecânico ganhou um apelido no distrito de Jaci-Paraná:

“Os moradores me acharam e quando passam aqui gritam: ‘olha a oficina da vovozona'”, conta aos risos.

Repercussão

Não foi apenas no distrito de Jaci-Paraná que o caso repercutiu nesta semana. A imagem de Heitor vestido de mulher, ainda na delegacia, foi destaque até na Europa.

O site da rede BBC destacou que o homem tentou se passar pela mãe porque ela teria reprovado três vezes nas provas do Detran em Rondônia.

Já o jornal “The Guardian” afirmou que, em uma das tentativas de tirar a CNH, a mãe de Heitor chegou atrasada no local da prova e não pôde entrar no carro.
Fonte:G1/RO

'Pior parte foi depilar na cera', diz filho que se vestiu como a própria mãe para fazer prova do Detran 'Pior parte foi depilar na cera', diz filho que se vestiu como a própria mãe para fazer prova do Detran
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana