Conecte-se conosco




Geral

Técnica de enfermagem viraliza na web após ter foto publicada ao lado de criança sob efeito de anestesia

Publicado

em

Paciente, uma menina de três anos, havia passado por procedimento cirúrgico no pé e profissional não quis deixá-la sozinha na ala cirúrgica.

A foto da técnica de enfermagem Marlene Carvalho cuidando sozinha de uma criança viralizou na web nesta semana, em Rondônia. Isto porque no último domingo (24), após uma menina de 3 anos passar por procedimento cirúrgico ortopédico, Marlene colocou um banquinho no leito hospitalar e ficou sentada ao lado da menina até que efeito da anestesia passasse.

O registro fotográfico foi feito por uma colega de Marlene, de 36 anos, dentro do Hospital João Paulo II em Porto Velho. Ao G1, a profissional explicou o motivo de não ter deixado a sala de cirurgia após o procedimento clínico.

“Fiquei cuidando para que quando a menina acordasse ficasse bem e não se assustasse ou se sentisse desprotegida. As crianças, na maioria da vezes, acordam um pouco mais assustadas pelo ambiente e por estarem longe de seus pais”, disse.

Técnica de enfermagem viraliza na web após ter foto publicada ao lado de criança sob efeito de anestesia

Técnica em enfermagem ressalta que o trabalho com criança é diferenciado, pois elas precisam de atenção a mais — Foto: Marlene Carvalho/arquivo pessoal

A menina de 3 anos, segundo a técnica, sofreu um acidente enquanto brincava de bicicleta. “Por um descuido, a criança prendeu o pezinho entre os raios da bicicleta e isso causou uma grande lesão no calcanhar dela”, diz.

Depois da avaliação médica, a menina foi encaminhada ao centro cirúrgico, ala em que Marlene trabalho.

O procedimento de observação após a realização de um procedimento cirúrgico é comum no ambiente hospitalar. Mas o tratamento com crianças, segundo Marlene, é sempre diferenciado.

“É tudo muito mais delicado e requer uma atenção especial, pois eles não entendem o que está se passando naquele momento. É preciso uma abordagem diferente por parte de toda equipe. Mas é um trabalho que realizamos diariamente”, diz a técnica, que é trabalha no João Paulo II há quatro anos.

Equipe de ortopedia do João Paulo II

Técnica de enfermagem viraliza na web após ter foto publicada ao lado de criança sob efeito de anestesia

Enfermeira Mara Pereira, na parte da frente da foto, foi quem registrou o momento em que a técnica estava com a criança na maca — Foto: arquivo pessoal/Marlene Carvalho

Repercussão nas redes sociais

A foto de Marlene observando a menina dentro do centro cirúrgico foi tirada por uma colega de trabalho, que em seguida postou na rede social e a imagem viralizou. “Só soube depois que a enfermeira havia tirado a foto”, diz.

A postagem recebeu centenas de comentários parabenizando o trabalho da técnica. “São poucas que tem esse amor pela profissão e pelo próximo, parabéns a essa excelente profissional”, disse um internauta.

Outro usuário destaca o cuidado da equipe de enfermagem do hospital. “Elas são muito amáveis, desde as técnicas como a equipe inteira, não tenho o que reclamar quando minha filha precisou!!!”, afirma.

Hospital João Paulo II

O hospital João Paulo II é o único pronto-socorro que atende urgência e emergência em Rondônia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o João Paulo recebeu, entre 22 e 25 de novembro, 370 pacientes nas diversas alas da casa de saúde. A unidade tem 490 técnicos de enfermagem. Eles transitam entre outras alas do hospital.

Na ala ortopédica, onde Marlene atua, de janeiro a setembro deste ano já foram feitas 3.413 cirurgias, sendo que agosto teve o maior número de procedimentos cirúrgicos, com um total de 424.

Fonte: G1

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana