Conecte-se conosco




Educação

INTELIGENTE: Garoto de 12 anos cria fórmula matemática que simplifica estudo da Divisão

Publicado

em

FOTO: (Divulgação)

Um garoto nigeriano de apenas 12 anos descobriu uma fórmula matemática que simplifica o estudo da Divisão.

O achado de Chika Ofili permite demonstrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete (ou não). Para tirar a prova, basta pegar o último dígito de qualquer número, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante. Se esse novo número é divisível por 7, o número original (também) é divisível por 7.

Como exemplo, para verificar o número 532 é necessário fazer: 53 + 2 x 5 = 63, sendo 63 múltiplo de 7, portanto, 7 também pode dividi-lo.

A professora de Chika, Mary Ellis, responsável pelo departamento de matemática da escola Westminster Under School, de Londres (Reino Unido), afirmou em um artigo para o jornal educacional da cidade que o aluno descobriu a fórmula enquanto fazia um trabalho nas férias.

Chika precisou estudar o livro First steps for problem solvers (“Primeiros passos para resolvedores de problemas”, em tradução livre), publicado pela United Kingdom Mathematics Trust (UKMT), para resolver o problema.

Nele, são apresentados testes de divisibilidade utilizados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. No entanto, para o algarismo 7 não havia teste simples.

Ao término das férias, Chika apresentou a fórmula para o corpo docente da sua escola.

Um matemático neutro foi convocado, atestando cientificamente sua fórmula. Em outras palavras, tudo redondinho!

Descobriu-se também que a fórmula é aplicável quando se multiplica o último dígito por 12, 19, 26, 33 e depois se adiciona à prte restante do número.

Prêmios

Em reconhecimento pelo seu trabalho, a ONG Cause4Children Limited concedeu à Chika o prêmio TruLittle Hero Awards, que recompensa realizações notáveis de crianças e jovens com menos de 17 anos no Reino Unido.

A cinco mil quilômetros dali, na Nigéria, a imprensa local parabenizou o feito do garoto de apenas 12 anos.

CORREIO BRAZILIENSE

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana