Conecte-se conosco

Destaques

Cinco municípios de RO podem desaparecer com PEC do Governo Federal

Publicado

em

Aos Leitores, ler com atenção:
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove ao contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Pimenteiras do Oeste em Rondônia tem menos de três mil habitantes

A proposta de emenda constitucional do pacto federativo apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro, apresentada nesta terça-feira (05), que reduz o número de munícipios no Brasil, tem tudo para ser alvo de polêmica entre o Congresso e o Executivo.

Segundo o texto, as cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total deverão ser incorporadas pela cidade vizinha. Segundo o Governo Federal, 1254 cidades brasileiras fazem parte deste grupo.

Em Rondônia, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco municípios fazem parte desse perfil e, caso a PEC seja aprovada, serão extintos. São eles: Teixeirópolis com 4.308 moradores; Rio Crespo com 3.764 habitantes; Castanheiras com 3.052 moradores; Primavera de Rondônia com 2 856 habitantes; e Pimenteiras do Oeste que tem 2.169 habitantes.

Município de Teixeirópolis possui 4.308 moradores 

O Governo Federal afirma que a incorporação dessas cidades se daria a partir de 2026. Mas apesar da iniciativa do governo, apresentar um projeto dessa envergadura, às vésperas das eleições municipais é sempre um grande risco, quando pensamos em política no Brasil. Não é qualquer político que quer se indispor com as suas bases eleitorais. 

Essa PEC de Jair Bolsonaro, por outro lado, enterra de vez, o sonho de muitos distritos de se tornarem municípios. Um exemplo dessa situação em Rondônia, é a região da Ponta de Abunã, que luta há anos para se tornar independente de Porto Velho, e é formada pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema.

A principal reclamação dos moradores é que se consideram esquecidos por parte da Prefeitura da capital, quando os assuntos são: educação, transporte escolar, saúde, saneamento, escoamento da produção, segurança entre outros itens.

A estimativa da equipe econômica é de que o pacto federativo repasse R$ 400 bilhões a estados e municípios em 15 anos. Além da proposta de emenda constitucional (PEC) do pacto federativo, o governo federal entregou também outros dois textos do Plano Mais Brasil: a PEC Emergencial e a PEC dos Fundos Públicos. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que as medidas apresentadas fazem parte da agenda econômica que “transformará”, o estado brasileiro.

Com inf. do RO ao Vivo

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Destaques

Em Rolim de Moura Cuide melhor de seu patrimônio levando na Auto Car lanternagem e pintura

Publicado

em

Valorize seu patrimônio. Seu carro é uma de suas importantes conquistas. Quando ele precisa de cuidados na parte estética, entregue a equipe da Auto Car. Atendimento especializado. Tudo em lanternagem, pintura, retoque, restauração, polimento, deixando seu carro novinho com serviços de ótima qualidade e rapidez na entrega. Equipamentos de ultima geração dão a certeza do melhor serviço e melhor equipe. Auto Car, onde seu carro é bem cuidado.

A Auto Car está localizada na Avenida 25 de Agosto esquina com Rua Ouro Preto ao lado do Posto Mineirão, São Cristóvão, ligue e agende um orçamente 69.9. 8452-1980 falar com Eliossandro.

Auto Car Nossa Família Atendendo a Sua!!

Rondonia News

Por Alex  Tedeschi

Continue lendo

Destaques

CABIXI: Homem é arrastado após cair de cavalo e fica em estado grave

Publicado

em

Um incidente em um sítio deixou um homem de 35 anos em estado grave na tarde do último sábado (11), na linha 11,  em Cabixi/RO.
De acordo com os relatos de Paulo Roberto, amigo da vítima, o rapaz estava montando em um cavalo para fazer os bezerros entrarem no local para serem vacinados, quando acabou caindo do animal e foi arrastado por 20 metros.
Emerson Martins Dalecio, vilhenense de 35 anos, acabou sofrendo diversos ferimentos, com suspeita de traumatismo craniano, vindo a desmaiar, sendo levado ao posto de saúde pelos próprios amigos.
Do posto de saúde do Cabixi, o rapaz foi encaminhado para a cidade de Vilhena/RO em uma ambulância, onde o rapaz foi internado no Hospital Bom Jesus e aguarda resultado de exames para avaliar seu quadro clínico.
Paulo Roberto, representando a família e amigos de Emerson, pediu orações para que o rapaz se recupere.
Fonte: Folha de Vilhena
Continue lendo

Destaques

Rolim de Moura- Após ter motocicleta NXR BROS furtada da frente de casa, vítima sai em diligencia e consegue encontrar o veículo horas após o furto

Publicado

em

Um morador teve sua motocicleta NXR BROS furtada na frente de sua casa na noite desta segunda-feira (13), na Rua Geraldo Dias Fiuza, Bairro Cidade Alta.

Segundo informações a vítima chegou em casa e deixou seu veículo estacionado na frente do portão de casa e adentrou na residência, onde permaneceu por 5 minutos,  ao retornar não encontrou sua motocicleta no local onde havia deixado.

Imediatamente com ajuda de um amigo saíram em diligencia pelo residencial Jatobá 2 e durante as buscas, a vítima logrou êxito em localizar seu veículo na Rua Daniel Gomes no Jatobá ,a vítima reconheceu sua motocicleta e pegou a mesma levando para sua casa.

Ao chegar em casa com a moto, a vítima acionou a PM que com compareceu ao local, os policiais colheram as informações e acionou a Polícia Técnica para realizar os procedimentos de praxe.

Fonte: RondoniaNews

Por Alex Tedeschi

Imagem ilustrativa

Continue lendo

Publicidade

--Publicidade--

Publicidade

--Publicidade--

Artigos

Categorias

Mais Lidas

%d blogueiros gostam disto: