Conecte-se conosco




Geral

Alerta de chuvas intensas é emitido pelo Inmet para 46 municípios de RO; veja lista

Publicado

em

Aviso vale até às 22h59 desta terça-feira (8). Apesar da 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em parte de Rondônia. A atenção, que é de cor amarela e indica “perigo potencial”, é direcionada a 46 municípios do estado (veja lista abaixo). Entre eles está a capital Porto Velho e Vilhena (RO), região do Cone Sul. O alerta do Instituto vale até as 22h59 desta terça-feira (8).

De acordo com o órgão, apesar das precipitações de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação do Instituto é para que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Veja lista de municípios alertados:

Alta Floresta D’Oeste
Alto Alegre dos Parecis
Alto Paraíso
Alvorada D’Oeste
Ariquemes
Buritis
Cabixi
Cacaulândia
Cacoal
Campo Novo de Rondônia
Candeias do Jamari
Castanheiras
Cerejeiras
Chupinguaia
Colorado do Oeste
Corumbiara
Cujubim
Espigão D’Oeste
Governador Jorge Teixeira
Itapuã do Oeste
Jaru
Ji-Paraná
Machadinho D’Oeste
Ministro Andreazza
Mirante Da Serra
Monte Negro
Nova Brasilândia D’Oeste
Nova União
Novo Horizonte Do Oeste
Parecis
Pimenta Bueno
Pimenteiras Do Oeste
Porto Velho
Presidente Médici
Primavera de Rondônia
Rio Crespo
Rolim de Moura
Santa Luzia D’Oeste
São Felipe D’Oeste
São Miguel do Guaporé
Teixeirópolis
Theobroma
Urupá
Vale do Anari
Vale do Paraíso
Vilhena

Previsão do Censipam
 
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) divulgou que, na próxima quarta-feira (9), o tempo será de nuvens carregadas, deixando os céus do centro-norte de Rondônia nublado durante todo o dia.

Ainda de acordo com a previsão, as pancadas de chuvas deverão cair acompanhadas de trovoadas.

Em Porto Velho, por exemplo, a temperatura mínima na quarta deve chegar a 23ºC e a máxima não deve passar da casa dos 29ºC. A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 30%.

Já na quinta-feira (10), os termômetros na capital do estado também devem variar entre 23ºC a mínima e 29ºC a máxima, mas a umidade pode oscilar entre 35% e 95%.

Na sexta-feira (11), a temperatura está prevista para variar entre a mínima de 22ºC e máxima de 31ºC. 

Forte chuva na capital
 
No dia 3 de outubro, uma intensa chuva atingiu Porto Velho, causando queda de árvores e destelhamento de casas. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos nove ocorrências foram registradas e outras três por queda de árvores.

Com a combinação de fortes ventos, uma menina de 12 anos teve a perna ferida após parte de de um muro de um dos bairros da cidade ceder. Nos pontos onde houve a queda de árvores, equipes dos Bombeiros cortaram os galhos e um grupo da Prefeitura de Porto Velho retiraram o material.

A tempestade também provocou queda de energia. Em alguns pontos da região da Zona Leste, por exemplo, moradores ficaram sem energia até às 17h45 do dia 3. Já na Zona Sul, a falta de energia perdurou por três horas.

Fonte: G1

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana