Conecte-se conosco


Geral

Desova de tartarugas no Rio Guaporé em RO

Publicado

em

Entre setembro e outubro, milhares de tartarugas deixam a proteção das águas do Rio Guaporé, em Costa Marques (RO) e em bando fazem o reconhecimento do local para desova nas praias. 

Quando o sol sai pela manhã, as fêmeas saem do rio e ficam na margem por um longo tempo até se sentirem seguras de ir para areia em busca de um local para desovar.

A cerimônia da desova tem a duração entre quatro e seis horas. As fêmeas cavam buracos de mais de um metro de profundidade para esconder o ninho, onde deposita de 60 a 120 ovos cada vez. 

Após isso, ela cobre tudo com areia e volta para o rio.  

O ritual de desova é um espetáculo que chama a atenção e atrai vários predadores, como a onça pintada que consegue comer uma tartaruga adulta. Por estes répteis terem um casco muito resistente, nem mesmo o jacaré-açu consegue romper a proteção das tartarugas. Por deixarem rastros na areia na volta para o rio, o caminho das tartarugas denuncia onde está localizado exatamente cada ninho, chamando atenção de predadores.

Não é só a carne que atrai os caçadores. Muitos violam os ninhos para retirar os ovos. Porém em dezembro, quando as tartarugas nascerem, elas serão transferidas para um berçário, onde devem ficar 15 dias até ganhar mais força. Dessa forma, as chances de sobrevivência aumentam 15 vezes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana