Conecte-se conosco


Política

CPI que investigava possíveis irregularidades em Rolim é arquivada pelos vereadores Chico e Ênio

Publicado

em

O relatório do vereador Renato Morari foi lido e não precisou ser votado, porque já havia sido recusado”

A Comissão Parlamentar de Investigação proposta para averiguar supostas irregularidades na SEMOSP (Secretaria Municipal de Obras de Rolim de Moura), foi arquivada ontem, depois de reunião das comissões. O relatório, produzido pelo vereador relator Renato Morari foi até lido, mas sem nenhuma validade, já que dois relatórios apresentado pelo vereador secretário da CPI, Enio Reinicke, foi aprovado pelo vereador presidente, Francisco Venturini, que acatou a sugestão de arquivamento.

    O fato de serem apresentados dois relatórios e o documento produzido por quem havia sido nomeado Relator ter sido causou uma certa estranheza, mas segundo fonte, trata-se de uma medida prevista no Regimento Interno do Legislativo.  

    A CPI, portanto, deixa de existir dentro do contexto político, mas o processo judicial deve continuar tramitando no fórum da Comarca de Rolim de Moura. 

Após o vereador Delegado Morari sugerir a abertura da CPI com base nas denúncias e provas concretas da suposta fraude em peças para as maquinas e veículos da secretaria do Obras onde aparece notas fiscais de peças que nunca foram trocadas e peças de maquinas que não existem como compras de embuchamento dianteiro e traseiro da lança e concha de motoniveladora, coisa que não existe em este tipo de máquina Patrol.

A Perícia Criminal constatou após realizar os exames nos veículos que as trocas de embuchamento das retroescavadeiras e outras maquinas nunca forma trocadas e segue no pátio das obras, inclusive uma delas está faltando o pneu.

São muitas as divergências ocorridas neste processo e a CPI era conduzida pelo presidente Chico do Sindicato presidente Enio Reinike secretario e Renato César Morari Relator.

Segundo o presidente da CPI Chico não se esforçou muito em acatar as recomendações de acordo com o relatório do Morari que sugeria o afastamento, exoneração ou troca de setor os envolvidos na suposta corrupção, deixando claro que o esquema continua a todo vapor dentro da secretaria como disse o vereador Delegado Morari em sua fala na tribuna.

O presidente da CPI Chico sequer ouviu algum envolvido no esquema e achou viável juntamente com secretario vereador Ênio arquivar o processo que encontra no momento em tramitação no Fórum de Rolim de Moura.

O Relator da Comissão Renato César apenas sugeriu em seu relatório que foi reprovado pelo presidente da comissão e o secretario que os envolvidos deveriam ser afastados imediatamente e cancelado o contrato com a empresa investigada que recentemente ganhou mais uma licitação para continuar fornecendo as peças.

Chico do Sindicato disse que não havia necessidade em continuar com a CPI e tampouco afastar os servidores investigados e provados pelo MP que cometeram fraudes deixando uma estranheza no seu veredito da CPI.

O vereador Claudinho da Cascalheira acabou deixando algumas pessoas sem entender o seu pronunciamento, onde disse que este esquema pode ter sido um engano do secretário que talvez não tenha visto o erro nas notas, e que isso pode acontecer com qualquer pessoa, talvez assinou sem ler ou coisa parecido dando a entender que o vereador acabou se atrapalhando em sua fala enrolando no assunto, pois não há como o secretario ou empresa errar assim, pois se tratava do recebimento e não de emissão de notas, deixou uma duvida na pronuncia do vereador porque ele disse aquilo sabendo que em um setor publico onde não pode haver erros ainda mais quando se trata de compras de peças emissão de notas, se houvesse erros mesmo nem passava pelo financeiro que já seria detectado.

Resumindo a CPI proposta pelo Vereador Delegado Morari acabou sendo arquivada pelos dois vereadores Chico e Enio e acabou tudo não mais nada que a câmara municipal pode fazer em relação a corrupção.

RELATORIO CPI peças e licitação

Fonte: Www.Rondonianews.com

Informações parte do Rolim Notícias

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana