Conecte-se conosco


Polícia

Polícia apreende celular de vereador acusado de desviar kit de agroindústria

Publicado

em

O kit pasteurizador indicado pelo deputado José Lebrão estava montado em uma propriedade particular na Linha TN6.

Polícia apreende celular de vereador acusado de desviar kit de agroindústria

O vereador Tiago Mendes de Oliveira (DEM) do município de Urupá (RO) teve o celular apreendido na tarde desta terça-feira (20) durante o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão em operação realizada na cidade pela Polícia Civil de Rondônia através de uma equipe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO II, situada no interior do estado, com apoio de agentes da Delegacia Civil de Alvorada d’Oeste.

O vereador é acusado de ter retirado em julho de 2018 do almoxarifado da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) em Porto Velho um kit com conjunto pasteurização de leite e levado para Urupá. Em novembro, Tiago foi ao almoxarifado da prefeitura de Urupá e levou o kit para a Linha TN6, na propriedade rural de um produtor identicado por Sérgio, onde foi montada uma agroindústria.  

A destinação correta do equipamento seria para uma associação rural vinculada a agricultura familiar, após a Chamada Pública que é obrigatória por lei. Chama a atenção o fato de um vereador conseguir tirar um equipamento da SEAGRI em período eleitoral.

A agroindústria não tem vínculo algum com associação ou cooperativa, organizações da cadeia da agricultura familiar que deveriam ser beneciadas com o equipamento enviado pela SEAGRI. O benefício destinado a Urupá é fruto de uma indicação parlamentar do deputado estadual José Lebrão (PMDB), de Costa Marques.

O outro mandado de busca e apreensão foi cumprido no raiar do sol na referida agroindústria, onde foi apreendido o kit pasteurizador de leite que estava operando, e o celular de Sérgio.  

A Agroindústria onde o vereador é acusado de ter levado os equipamentos pode processar em torno de 4 mil litros de leite por dia, e produz queijo que é vendido em Alvorada d’Oeste Urupá e cidades da Região Central no entorno de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

.Ocorrência policial registrada na Delegacia Civil de Urupá no ano passado pelo responsável pelo almoxarifado da prefeitura, informa que o vereador Tiago Mendes trouxe o kit pasteurizador de Porto Velho em julho do ano passado, mas em novembro ele retornou ao local e embarcou os equipamentos na mesma caminhonete e teria justicado que iria “devolver” o kit para a SEAGRI.   

Para se deslocar a Porto Velho, o vereador utilizou a caminhonete da Câmara Municipal e solicitou diárias “com desígnio de ir à SEAGRI e na Assembleia Legislativa”, conforme documento que consta no portal transparência da Câmara de Urupá, apenas para buscar o kit.

Depois, usou o mesmo veículo para retirá-lo do almoxarifado. O período em que os fatos ocorreram foi de pré-campanha e durante o segundo turno das eleições para governador.

A investigação que envolveu a DRACO se tornou necessária em razão de já terem se passado quase nove meses e nada foi feito. A Câmara Municipal de urupá recebeu a denúncia e não houve seguimento de nenhum processo. A ocorrência da retirada do kit foi registrada no dia 26 de novembro de 2018 na Delegacia e até hoje não houve uma resposta à altura que a situação carece.

A reportagem conseguiu apurar que a solicitação do mandado de busca que culminou ne apreensão do celular do vereador Tiago se deu a partir das primeiras análises no celular de Sérgio, o que supostamente indica a ligação entre os dois que, inicialmente, negam ter praticado os atos que são objeto da investigação. 

A iniciativa de localizar o kit pasteurizador e apreendê-lo partiu apenas no governo do Coronel Marcos Rocha (PSL). Um fato que intriga é como um vereador conseguiu retirar o equipamento da SEAGRI, a não ser, hipoteticamente, que ele tivesse um padrinho forte acima do seu nível político.  

EQUIPAMENTOS COMPRADOS PELO GOVERNO DO ESTADO QUE DEVERIAM ATENDER A AGRICULTURA FAMILIAR EM URUPÁ FORAM PARAR NUMA PROPRIEDADE PARTICULAR DURANTE QUASE NOVE MESES

 

FOTO: (Divulgação)
CORREIO CENTRAL
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana