Conecte-se conosco


Educação

Tema: Duas pescarias : de Aparecida e a de Pedro. Há diferença?

Publicado

em

Aparecida: Era 17 de outubro de 1717. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso saíram para pescar em seus barcos no Rio Paraíba. Foi aí que João Alves puxou em sua rede e apareceu uma imagem sem cabeça. Lançou a rede outra vez apareceu a cabeça da imagem. Os pescadores envolveram a cabeça em um lenço e juntaram as partes. A tradição oral conta que a imagem ficou tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. E as redes lançadas começaram a ajuntar tantos peixes que as embarcações corriam o risco de afundar. Daí surge a imagem da chamada pelos católicos de Nossa Senhora Aparecida, feita de terracota, com 36 cm de altura e 2,5 kg, encontrada a 301 anos.

Pedro: Jesus encontra Pedro às margens do mar da Galileia, em Israel, e pede para usar o seu barco como plataforma de pregação, após diz a Pedro para lançar a rede ao mar e pescar. Pedro já havia pescado a noite inteira e não havia pescado nenhum peixe ,mas cumprindo a ordem de Jesus lançou a rede e pescou tantos peixes que a rede não suportava ,sendo necessário chamar outro barco para poder trazer os peixes às margens do mar.

 Diferenças

 Pedro: está escrita na Bíblia Sagrada, Palavra de Deus.

 Aparecida: tradição oral e historiadores. Pedro: não criou seguidores de Pedro, mas de Cristo.

Aparecida: criou seguidores de uma imagem.

 Pedro: no lugar não foi criado nenhum local de peregrinação. Aparecida: criou o maior referencial de peregrinação católica no Brasil.

 Pedro: após a pesca Pedro deu honras e glória a Jesus. Aparecida: após a pesca, deram honras e glórias a uma representação de um criatura criada por homens.

Pedro: os pescadores seguiram a Jesus.

 Aparecida: os pescadores seguiram a “representacão” da virgem Maria.

Pedro, considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana como o primeiro Papa, deu um exemplo de quando se recebe um milagre, a adoração deve ser dada a quem o realizou ou a uma obra feita pelas mãos de homens?

A Bíblia afirma, categoricamente:

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás.”

Se Pedro estivesse na pescaria do Rio Paraíba teria feito o mesmo que os pescadores? E apenas uma reflexão.

Informações são de responsabilidade do autor Rone Evangelista

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana