Conecte-se conosco




Política

Rolim de Moura comemora 36 anos de emancipação política; confira a programação

Publicado

em

O município de Rolim de Moura (RO), completa 36 anos de emancipação política no próximo dia 05 de agosto. Porém as comemorações do aniversário da cidade iniciam nesta quarta-feira, (31/07), em frente ao prédio da prefeitura, a partir das 08 horas com momento cívico.

História

Em meados dos anos 70 os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada à categoria de município através do Decreto Lei Estadual nº 71, de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

Seu primeiro prefeito foi Valdir Raupp de Matos, eleito em 9 de dezembro de 1984, e tomou posse no dia 1º de janeiro de 1985. O nome da cidade foi dado em homenagem ao Visconde de Azambuja (ou Dom Antônio Rolim de Moura Tavares), segundo governador da capitania de Mato Grosso, pelos relevantes serviços prestados à região do vale do Guaporé.

Rolim de Moura, possui pouco mais de 60 mil habitantes, sendo a 6ª cidade mais populosa do estado e sustenta o 7º maior PIB de Rondônia.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE ROLIM DE MOURA

 

Quarta-feira, (31/07)

Momento Cívico

Horário: 08 horas

Local: Em frente à prefeitura

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana