Conecte-se conosco




Geral

Estoque de sangue na Fhemeron está crítico; saiba como doar

Publicado

em

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convoca doadores voluntários das tipagens sanguíneas O e A negativo para reposição e manutenção do estoque que está baixo.

Para manter o estoque, seria necessário coletar cerca de 100 bolsas ao dia, mas segundo a assistente social, Maria Luiza Pereira, isso não vem acontecendo. 

Além de contar com o apoio dos doadores fixos, aqueles que costumam doar sem precisar de convocação, o órgão desenvolve campanhas ao longo dos anos com faculdades, igrejas e algumas entidades. “Tudo isso é para que consigamos manter nosso estoque de sangue e salvar vidas”, destacou a assistente social.

Durante as férias e festas juninas do meio do ano, aumentam os acidentes e cirurgias, e consequentemente as solicitações por bolsas de sangue. “Todos os dias tem gente precisando de sangue. O Hospital de Amor é o que mais solicita bolsas da Fhemeron. Os pacientes que passam por cirurgias ortopédicas no João Paulo e no Hospital de Base também, e por isso nós contamos com a solidariedade da população para o aumento de nosso estoque, e atender essa demanda”, enfatizou Maria Luiza Pereira.

A Fhemeron está localizada à Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base. Telefones 0800-642-5744; (69) 3216-2234. O órgão funciona de segunda a sexta-feira das 7h15 às 18 horas sem intervalo para o almoço. No sábado das 7h15 às 12 horas

O que é preciso para doar:

Estar em boas condições de saúde;

levar documento oficial de identidade com foto,

ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização e devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;

pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa;

ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Fonte: Rondoniagora

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana