quarta-feira , janeiro 9 2019
Home / Destaques / Ministério Público do Estado de Rondônia deflagra a Operação Hipólito

Ministério Público do Estado de Rondônia deflagra a Operação Hipólito

O Ministério Público do Estado de Rondônia deflagrou nesta manhã de quarta-feira, 30 de maio, a Operação Hipólito, resultado de investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que revelaram a existência de uma organização criminosa formada por ocupantes do cargo político de Vereador do Município de Castanheiras, constituída com o objetivo de obter vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais, quando dos contratos com veículos de imprensa.

O cenário trazido à colação pelo Ministério Público desnuda a prática de crimes de fraude à licitação, corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e tentativa de impedir o regular funcionamento de CPI, perpetrados por agentes políticos da Câmara de Vereadores de Castanheiras e pessoas a estes vinculadas.

No total, com a parceria da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Técnico-Científica, estão sendo cumpridos simultaneamente 16 mandados de busca e apreensão nas localidades de Rolim de Moura, Cacoal, Nova Brasilândia e Castanheiras, no Estado de Rondônia.

Além desta cautelar, o Poder Judiciário também decretou contra os investigados a proibição de se ausentarem da comarca de seu domicílio; a proibição de acesso às dependências da Câmara Municipal de Castanheiras, bem como da Prefeitura Municipal de Castanheiras e a proibição de acesso à sede da empresa Jornal A Gazeta de Rondônia, localizada em Cacoal. Ainda houve a suspensão do exercício da função pública de 09 (nove) investigados.

O nome da operação remete à pessoa de Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, nascido em 1774 e considerado o patrono da imprensa brasileira, pois foi o fundador do primeiro órgão da mesma, o Correio Brasiliense ou Armazém Literário.

Fonte: Ascom MPRO

Comments

comments

Compartilhar

Sobre Redação Rondonia

Veja Também

Em Humaitá, PRF apreende adolescente com 15 quilos de maconha

Compartilhar no WhatsappNo final da tarde de sábado (5), por volta das 17h30, uma equipe ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *