terça-feira , Maio 22 2018
Home / Destaques / Em reunião na Câmara técnicos da saúde dizem que Atenção Básica é prioridade

Em reunião na Câmara técnicos da saúde dizem que Atenção Básica é prioridade

Uma reunião realizada no gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Aldair Júlio Pereira “Aldo Júlio”, com a presença do secretário e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, ficou evidente que no exercício de 2018, a prioridade do setor será de fortalecer a atenção básica no município de Rolim de moura, entendendo os técnicos que esse fortalecimento desafogará em pelo menos 80% os atendimentos no Hospital Municipal.
A reunião que aconteceu na manhã desta terça feira, dia 06 de fevereiro de 2018, contou com a presença do Presidente da Casa, Vereador Aldo Júlio – MDB, Enio Reinicke – MDB, Dr. Lauro Franciele – PRB, Francisco Venturini – PT, Alisson Ferreira – PSDB, Leonel Pereira – PDT e Laudeci Menezes – PODEMOS, além do Secretário Municipal de Saúde Dr. Jorge Tenório, a Técnica administrativa Simone Paes, Enfermeira da Cidade Alta Milani, a responsável pela Atenção Básica Ester e o Diretor do Hospital Municipal Célio Candil.
Na oportunidade os técnicos da Secretaria de Saúde, haja vista, que o Secretário não ficou na reunião devido a outros compromissos, aproveitaram para explicar aos Vereadores as mudanças e remanejamentos que estão acontecendo no setor de saúde do município, que aproveitando a reforma do Hospital Municipal, estão sendo implementadas novas estratégias de saúde, que segundo o corpo técnico irá favorecer a população e melhorar o atendimento à população, com uma diminuição significativa de atendimento no Hospital Municipal. “Com o reforço a Atenção Básica, e o atendimento de casos considerados menos graves nas UBS, que já trabalham em dois períodos, o desafogo no Hospital poderá chegar a 80%”, disse a Diretora Administrativa Simone Paes.
A preocupação dos Vereadores se deu em função das inúmeras reclamações recebidas, haja vista, que as mudanças estão sendo feitas, mais as informações junto a população ainda não estão chegando a contento. “Estamos preocupados com o atendimento especialmente da comunidade rural, pois moradores das linhas sentido Novo Horizonte não mais serão atendidos na UBS da Cidade Alta, local mais próximo de suas moradias, pois serão atendidos nos Bairros Jardim Tropical e Centro o que a priori parecia mais transtornos as comunidades rural”, disse o Vereador Aldair Júlio, com o aval do Vereador Francisco Venturini que comungava da mesma preocupação.
Outra situação levantada durante a reunião e com a questão dos valores recebidos pela Secretaria de Saúde, já que ficou evidenciado que há falta de recursos humanos para a alimentação do sistema com informações dos procedimentos, os quais geram recursos para o município. Segundo a Diretora Administrativa são necessários para a manutenção geral do Setor aproximadamente 2 milhões e 700 mil reais/mês, mais o setor arrecada apenas pouco mais de 2 milhões de reais, demonstrando um déficit de mais de 600 mil reais, o que pode comprometer todo o trabalho. “Não estamos aqui para atrapalhar a administração, e sim para ajudar, então esperamos que novas reuniões sej
am realizadas com uma boa freqüência para que possamos estar a par dos acontecimentos e possamos de alguma forma contribuir para o sucesso dos trabalhos, que é o que também buscamos”. Disse o Presidente da casa.
Ao final da reunião ficou decidido que na última sexta feira de cada mês, o grupo se reunirá no Gabinete da Presidência para que possam falar da nova experiência e principalmente apresentar números que possa comprovar a eficácia da nova estratégia, além de apresentar às novas providências que serão tomadas inclusive no tocante a melhoria do sistema de informações para que a arrecadação também apresente melhoras significantes para o setor. “Estamos cheios de falácias, mas estamos mais uma vez dando crédito a equipe técnica da Secretaria de Saúde, no intuito de que a população possa estar bem assistida que é o motivo de nossa cobrança”, disse o Vereador Dr. Lauro, acrescentando que outras reuniões foram feitas, projetos bonitos apresentados, mais a realidade foi bem outra.

Assessoria

Comments

comments

Compartilhar

Sobre Redação Rondonia

Veja Também

Presidente da Câmara participa de abertura da fase do JOER de Rolim de Moura

Compartilhar no Whatsapp  O Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Aldair Júlio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *