Conecte-se conosco


Saúde

TRÁGICO, Adolescente de 14 anos é encontrado sem vida em propriedade rural de Nova Brasilândia D” Oeste

Publicado

em

Um adolescente de 14 anos de idade foi encontrado morto na linha 09, sul, km 13 em Nova Brasilândia D” Oeste, RO.

Segundo informações o adolescente havia saída para ir em uma festa nas proximidades, durante a madruga enquanto retornava para em sua motocicleta, o mesmo perdeu controle e sofreu uma queda, sem seguia se levantou e seguiu a viajem até sua casa.

Ao amanhecer neste domingo (06), por volta das 8 horas da manhã, o menino pegou a moto e disse que iria atrás de seu celular que havia perdido na queda de moto, mas, após algumas horas sem notícias, a família saiu para realizar a buscas do adolescente, mas, lamentavelmente localizaram o garoto sem vida em uma arvore na propriedade rural na mesma linha, o menino que nunca apresentou sinais de depressão e tampouco demonstrou a família qualquer ato que pudesse caracterizar ao deste tipo.

O mesmo cometeu suicídio e ninguém sabe dizer porque, até mesmo hoje nossos adolescentes, jovens, e a grande parte da nossa sociedade está vivendo um momento muito delicado, a depressão existe e é um fator que mais mata pessoas, muitas vezes não percebemos que a doença está dentro de casa ou em familiares, pois, muitos ainda se fecham e por vergonha de dizer que está com esta doença.

A PM foi acionada e compareceu ao local e em seguida a Perícia Criminal foi acionada e prestaram os trabalhos periciais.

o site Rondonia News se solidariza com perca irreparável de menino  que era uma pessoa e teve sua vida interrompida de forma trágica, nossas profundas condolência a família enlutada.

Entenda sobre esta doença que mata calada

Depressão

​O que é depressão?

Trata-se de um patologia psiquiátrica cuja a alteração principal é o humor ou afeto deprimido e geralmente acompanhada por alterações das atividades e com outros sintomas secundários, facilmente compreendidos no contexto das alterações.

 

Idade: na segunda a terceira década de vida cada vez mais diagnosticada em crianças

duas vezes maior em mulheres

Prevalência de 3,6% para homens e 6,7 % para  mulheres em um ano.

 

Sintomas

Na depressão encontramos sintomas psíquicos e físicos. Os sintomas da depressão são variados, como tristeza, pensamentos negativos, sintomas físicos e corporais. Estão presentes: humor deprimido, perda ou desinteresse pela vida, dificuldade de concentração, alteração do apetite, alteração do sono, perda ou ganho de peso, lentificação  das atividades físicas e mentais, sentimentos de culpa, fracasso.

 

Como reconhecê-la?

O humor tristeza a maior parte do tempo, redução da energia e diminuição da atividade.

– Alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral a fadiga importante.

– Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite.

– Diminuição da autoestima e da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade.

– Pode ser acompanhada de sintomas ditos “somáticos”.

 

Quais são as causas? Biológicas, emocionais etc? 

As causas são múltiplas: fatores genéticos e fisiológicos, por exemplo familiares de primeiro grau de indivíduos com depressão tem  riscos de duas a quatro vezes  mais elevado de desenvolver depressão.

 

Causa psicológicas como experiências adversas na infância e ambientais, como eventos estressores podem desencadear  a patologia.

 

Há graus/ níveis da doença?

Sim, podemos classificar por nível de gravidade em:

– episódio leve: 2 sintomas fundamentais e 2 sintomas menores

– episódio moderado: 2 fundamentais e 3 ou 4 menores

– episódio grave: 2 fundamentais e > 4 menores

 

Como diferenciá-la da “tristeza normal”?

A tristeza faz parte dos nossos sentimentos e emoções. É “normal” passarmos por momentos ou algum período de tristeza, por exemplo quando sofremos perdas ou frustrações. Quando o grau de sofrimento é grande e provoca prejuízo na nossa capacidade funcional, aí começamos a pensar em um quadro patológico.

 

Quais são os riscos e consequências da doença?

Como é uma doença que acontece principalmente na população de adultos jovens, poderá haver prejuízo na sua capacidade funcional, no trabalho, relacionamentos e inclusive temporariamente incapacidade para trabalhar, o mais grave risco é o de suicídio.

 

Como é feito o diagnóstico?

Predominantemente clínico, ou seja depende de uma avaliação de um profissional da área ( psiquiatra ou psicólogo). Os exames podem ajudar, mas o essencial é a avaliação feita por estes profissionais.

 

Quais as opções de tratamento? Há cura?

Atualmente existem algumas possibilidades terapêuticas, como os medicamentos antidepressivos serotoninérgicos, psicoterapia nas suas modalidades, estimulação transmagnética e até eletroconvulsoterapia. Fala-se em remissão dos sintomas e manutenção do tratamento a longo prazo.

 

Incidência da doença no Brasil?

OMS :  320 milhões com depressão

4º doença de maior prevalência

2020 -2º doença de maior prevalência

A prevalência ao longo da vida-20%

1 em cada 6 pessoas  é acometida ao longo da vida

 

5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana