Conecte-se conosco




Política

Governo lança plataforma digital para modernizar relações com empreendedores da saúde

Publicado

em

Em solenidade realizada na manhã de terça-feira (17) no Palácio Rio Madeira, o governador Marcos Rocha lançou o novo Sistema de Informação de Vigilância Sanitária Online, a plataforma digital VisaOn, criada por técnicos do Estado que promete fazer uma revolução na operação e gerência do serviço de vigilância sanitária do Governo e no atendimento às demandas dos empreendedores do setor de saúde e da população.

Desenvolvido pela Superintendência do Estado para Resultados (EpR) para simplificar e desburocratizar as atividades de vigilância e fiscalização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a plataforma VisaOn tem a missão de modernizar a vigilância e trazer comodidade para os empreendedores de serviços de saúde e serviços/produtos de interesse à saúde, substituindo procedimentos antiquados do padrão analógico para um conjunto de medidas digitais no tamanho da demanda.

A nova ferramenta, conforme explicações dos técnicos da EpR, vai agilizar e dar praticidade à fiscalização e emissão de licença pela Agevisa. Até o momento, para realizar os trabalhos nos municípios, os agentes precisam se deslocar de Porto Velho e voltam carregados com processos em papéis. Tudo isso dificulta e atrasa muito o trabalho da Agência que, a partir de agora, utilizando o VisaOn terá agilidade, controle, transparência e desburocratização desse serviço, evitando o desperdício, reduzindo tempo e o uso papel.

Governador Marcos Rocha destacou o empenho da equipe da EpR

Em seu discurso, o governador Marcos Rocha elogiou o trabalho do coronel Delner Freire e sua equipe da EPR, no desenvolvimento da ferramenta, que segundo suas palavras coloca Rondônia em lugar de destaque, como o primeiro estado do país a adotar e utilizar um sistema de TI avançado e de alcance para aprimorar as ações metodológicas e operacionais do setor de saúde.

Segundo ele, com a adoção dessa tecnologia desenvolvida pelos próprios técnicos do Governo, o estado de Rondônia e os municípios vão aumentar a eficiência do licenciamento e da fiscalização, além de permitir controle da arrecadação e informar aos contribuintes regulados sobre prazos, documentos necessários e emissão de boletos de pagamentos, tudo isso com a eficiência digital. O governador lembrou que a tramitação de qualquer processo dessa natureza, em condições normais, durava até três meses, o que, a partir de agora, é possível de ser realizado com apenas um clique na página própria da plataforma visaon.sistemas.ro.gov.br.

Entre os presentes na solenidade, a primeira-dama e Superintendente de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, o secretário da Saúde, Fernando Máximo, e até o empresário Luciano Hang, proprietário da Rede Havan que, em vista ao Estado, fez um discurso motivador destacando Rondônia, seu potencial e seu povo.

Luciano Hang destacou o potencial de Rondônia

Também presente, a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo, destacou, também, que o processo em campo será informatizado com o uso de tablets. Segundo ela, cada município que aderir ao sistema receberá gratuitamente da Agevisa um equipamento para as Vigilâncias em Saúde.

Importa também observar, conforme explicações dos técnicos da EpR que, com o uso do VisaOn será possível digitalizar e analisar projetos arquitetônicos, realizar e dar resultado de inspeção em tempo real, padronizar e digitalizar documentos, receber denúncias, emitir a Licença Sanitária Digital e assinar eletronicamente processos.

Demonstrando satisfação com o trabalho da Superintendência de Resultados, o governador Marcos Rocha pediu em seu discurso que os servidores e a população em geral falem bem do Estado, de modo que essa vibração atraia as melhorias que Rondônia precisa para crescer. “Vamos ter uma mente otimista, voltada para o desenvolvimento e crescimento de nosso Estado”, pediu o governador.

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana