Conecte-se conosco


Geral

EJUD do TRT14 conclui Curso de Formação Inicial de novos magistrados

Publicado

em

Nessa sexta-feira, 16/8, às 10h, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, por meio da Escola Judicial (Ejud), realizou a certificação do XII Curso de Formação Inicial do Juiz do Trabalho Substituto (CFI) Módulo Regional dos seis novos juízes. Os magistrados foram empossados no dia 5 de abril deste ano, e no dia 8 do mesmo mês foi dado início à primeira das 14 semanas totais do curso. 
Com matérias ministradas que iam desde relacionamento institucional até tecnologia, os juízes Simone Akemi Kussaba Trovão, Joana Duhá Guerreiro, Andreza Soares Pinto, Martha Campos Accurso, Felipe Augusto Mazzarin do Lago Albuquerque e Tainá Angeiras Gomes dos Santos receberam capacitação bem como participaram de palestras sobre a história de Rondônia e trabalho infantil. O objetivo geral do Curso Regional de Formação Inicial – CFI é proporcionar ao juiz do trabalho uma formação profissional tecnicamente adequada, eticamente humanizada e voltada para a defesa dos princípios do Estado Democrático de Direito conforme a Resolução ENAMAT nº 22/2019.
Visitaram o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia – OAB/RO, além de canteiros de obras e a Delegacia Fluvial em Porto Velho e em Rio Branco (AC), também o foro trabalhista para assistir audiências e realizar atividades práticas. Também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades da Justiça do Trabalho e das instituições afins da Justiça no Acre e realizaram diálogos com desembargadores, juízes titulares e substitutos com o intuito de compartilhar o sentido coletivo da profissão.
Além das palestras ministradas por gestores e magistrados, oficinas e debates também estavam na grade do curso, visando ao melhor aperfeiçoamento para os juízes substitutos do trabalho. Uma roda de conversa especial ocorreu com profissionais experientes da imprensa rondoniense (Maríndia Moura e Solano Ferreira), no início do mês de julho, na manhã dedicada para a Secretaria de Comunicação Social (Secom), do Regional, com o tema “Qual a imagem que os jornalistas têm da Justiça do Trabalho?”, além de atividades teóricas e práticas sobre o comportamento do magistrado perante a imprensa e o cuidado com a imagem institucional e pessoal nas redes sociais destacados pela Secom. 

O diretor da Escola Judicial – EJUD, desembargador Francisco Cruz, parabenizou todos os gestores e magistrados que ministraram o curso, bem como a equipe de servidores da Escola pela dedicação de apoio, em especial aos seis novos juízes que passam a atuar no Regional.
A juíza Silmara Negrett, titular da 1ª VT de Porto Velho e vice-diretora da Escola, também falou aos colegas magistrados que este CFI foi um pouco mais intenso do que sua época de ingresso na Justiça do Trabalho, e que isso sirva para a vida prática no dia a dia das atividades que passam a desenvolver na Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre a partir de agora, ressaltou.
O vice-presidente do TRT14, desembargador Shikou Sadahiro, esteve presente na 
cerimônia e falou em nome da presidência. Ressaltou a contínua necessidade de estudos e aprimoramento profissional dos magistrados e orientou que a humanidade e a sensibilidade são partes extremamente importantes no exercício da profissão, assim como a ética e o comprometimento. “Tenho certeza de que todos aqui têm o mesmo objetivo. O nosso tribunal tem o mesmo objetivo, que é melhorar a prestação jurisdicional”, completa. 
Secom TRT14 (TL/CG)
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana